Florianópolis, 6 de junho de 2017

Coordenadores dos Serviços de Residências Médicas e dirigentes de Centros de Estudos dos 13 hospitais da rede pública do Estado receberam, na noite desta segunda-feira, 5, o valor arrecadado das inscrições da Prova ACM, edição 2016, para os programas de Residência Médica. A entrega dos recursos ocorreu na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, da coordenadora da Comissão Central de Residência Médica, Carla Pulga, e do diretor de Educação Permanente em Saúde, Paulo Orsini. Os gestores da Pasta da Saúde foram recebidos pelo presidente e diretor Científico da ACM, Rafael Klee de Vasconcellos e Ademar José de Oliveira Paes Junior.

A Prova ACM é o mais importante exame na área de saúde para os programas de Residência Médica, realizado por meio de parceria entre as associações médicas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, firmada desde o ano de 2013. O exame é fruto de um termo de cooperação técnica da ACM com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), gerando apoio científico que reverte aos serviços de Residências Médicas no estado.

Um médico bem formado é essencial para a assistência à saúde da população. Por isso, a SES só tem a agradecer e parabenizar a ACM pela realização da prova, que a cada ano tem resultados cada vez maiores, tanto no aperfeiçoamento do processo como no número de participantes”, afirmou Vicente Caropreso.

Já o presidente da ACM aproveitou o momento para destacar a importância do papel da entidade na instalação de instrumentos que possibilitem a formação adequada dos novos médicos, avaliando os primeiros quatro anos da prova e seu crescimento no estado.

A coordenadora Carla Pulga também ressaltou os resultados alcançados pela união entre a SES e a ACM, que vêm possibilitando melhorias nos serviços de residências dos hospitais da rede pública estadual. Ela apresentou um breve histórico dos 56 programas de Residência Médica da SES, que englobam 38 especialidades, com cerca de mil preceptores. Em 2017, os programas oferecem 207 novas vagas em Santa Catarina.

SERVIÇOS BENEFICIADOS

Cepon