icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 7 de julho de 2017

O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, seguiu para Brasília nesta quinta-feira, 6, em busca de mais recursos para as cirurgias eletivas que serão retomadas neste segundo semestre de 2017. O reforço financeiro para a rede hospitalar filantrópica também esteve na pauta de reivindicação, pois 70% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado são realizados por estas instituições.

Na reunião com representantes do Ministério da Saúde (MS), Vicente Caropreso solicitou verbas para custeio de hospitais catarinenses considerados estratégicos. E também pediu agilidade nas habilitações pendentes para os hospitais de Gaspar, Capinzal, Jaraguá do Sul, Otacílio Costa e Videira. “São importantes reforços financeiros que contribuirão nos procedimentos de média e alta complexidade, melhorando assim o atendimento da rede filantrópica à população catarinense”, disse o secretário.

Caropreso solicitou ainda recursos para que o Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen) volte a realizar o diagnóstico da raiva humana no estado. Há vários anos esse diagnóstico não é mais feito pelo Lacen. O laboratório que assumiu esses diagnósticos está sobrecarregado, o que vem causando atrasos na entrega dos resultados dos exames.