icone facebookicone twittericone instagram

Florianopólis, 18 Setembro de 2017

Santa Catarina continua liderando o ranking no número de doações de órgãos para transplantes no país. A SC Transplantes, em apenas cinco dias, obteve a captação de 45 órgãos no território catarinense. No período de 11 a 15 de Setembro, o serviço gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 19 notificações de óbito resultando em 15 doadores. O resultado positivo, com índice de 79% , vem do trabalho de orientação e sensibilidade das equipes no momento da abordagem e entrevistas com familiares após o paciente ser declarado morto.

O coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, destacou o resultado considerado inédito no estado. " Em menos de uma semana conseguimos captar 27 rins, 12 fígados, três corações, dois pâncreas e um pulmão", comemora Joel Andrade.

O Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) indicou Santa Catarina com a melhor taxa do Brasil, com 37 doadores efetivos por milhão de população (p.m.p). Essa taxa é superior a dos países desenvolvidos. No 1º semestre de 2017, foram obtidas 128 doações de múltiplos órgãos, número superior a metade do registrado em 2016, quando Santa Catarina alcançou o recorde anual com 251 doações. A média nacional de 16,2 doadores por milhão de população (p.m.p). Número superior a metade das doações ocorridas em 2016.número superior a metade das doações ocorridas em 2016 (foram 251 doações, o recorde anual do Estado)

Anualmente, no mês de Setembro, o Ministério da Saúde (MS) realiza a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, com base na Lei Federal 15.463, que criou o “Setembro Verde”, fazendo referência à cor do laço, símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Os investimentos em logística e em treinamentos das equipes dos hospitais responsáveis são os fatores determinantes para os resultados alcançados. Esse ano as atividades que serão desenvolvidas pelos hospitais de Santa Catarina em comemoração à Semana Nacional de Doação de Órgãos estão elencados abaixo.

Ações durante o Setembro Verde: 

alt

Bruna Branco
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
Telefone: (48) 3664-8823
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br/ secretariadeestadodasaude@gmail.com