icone facebookicone twittericone instagram

Os municípios da Regional de Saúde da Foz do Rio Itajaí receberam mais uma etapa do mutirão de cirurgias de catarata realizadas pelo Projeto Ver. Em todo o Estado, já são mais 10 mil pessoas beneficiadas pela ação.

Cerca de 800 pacientes dos municípios de Penha, Luiz Alves, Bombinhas, Navegantes, Ilhota, Itapema, Balneário Piçarras, Porto Belo, Balneário Camboriú e Camboriú foram atendidos até o último domingo, no Hospital Nossa Senhora da Penha. Foi a segunda vez apenas em 2018, que a instituição recebeu outra etapa do mutirão.

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, comemora os resultados da ação, que significa a retirada de mais de 10 mil pessoas das filas por cirurgias de catarata. “O Projeto Ver é uma ação de extrema importância para zerar as nossas filas. O procedimento é rápido e devolve de imediato a visão às pessoas que esperavam poder enxergar novamente. É muito gratificante assistir ao resultado dessas ações. Alguns pacientes estavam na fila há, pelo menos, cinco anos”, destaca Casagrande.

Após a cirurgia, o paciente recebe um kit com óculos escuros e colírio. O valor total do mutirão é custeado com fontes do Ministério da Saúde (MS) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).