icone facebookicone twittericone instagram

Começa no dia 1º e segue até o dia 29 de outubro mais uma grande Campanha de Vacinação em todo o estado de Santa Catarina, a de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente até 14 anos de idade. O principal objetivo desta Campanha é resgatar todas aquelas crianças e adolescentes que, por algum motivo, tenham deixado de tomar vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. O Dia D de divulgação e mobilização estadual será em 16 de outubro, terceiro sábado do mês. 

O diretor da DIVE/SC, João Augusto Brancher Fuck, ressalta que a adesão a essa Campanha é de extrema importância para que o estado consiga aumentar as coberturas vacinais e reduzir, cada vez mais, a incidência de doenças preveníveis com a vacinação. “Temos identificado que a procura pelas vacinas de rotina tem sofrido uma queda ao longo dos anos devido a fatores como fake news, falsa sensação de segurança causada pela diminuição das doenças imunopreveníveis, entre outros. No entanto, a pandemia fez com que essa procura diminuísse ainda mais. Isso nos preocupa porque baixas coberturas vacinais permitem que doenças já controladas ou erradicadas retornem ao nosso convívio.”, avalia o diretor. 

Coberturas vacinais em crianças menores de 1 ano e 1 ano de idade estão em queda 

A chefe da divisão de imunização da DIVE/SC, Chaiane Natividade de Souza Gonçalves, ressalta que pais e/ou responsáveis que forem levar as crianças e os adolescentes aos locais de vacinação devem ter em mãos a caderneta de vacinação. “Com a caderneta em mãos, os profissionais de saúde podem avaliar se existe alguma vacina que a criança ou o adolescente já deveria ter recebido e ainda não recebeu e fazer a aplicação, garantindo a proteção.’’, explica.

Preocupação com o sarampo

Todas as vacinas são importantes para que crianças e adolescentes cresçam saudáveis. No entanto, recomenda-se uma atenção especial às que protegem contra o sarampo. Isso porque a circulação do vírus havia sido interrompida no estado em 2000, mas devido às baixas coberturas vacinais, Santa Catarina voltou a registrar surto ativo de sarampo em julho de 2019. Surto que só foi encerrado mais de um ano depois, em setembro de 2020, graças ao trabalho das equipes em vigilância em saúde de toda a rede estadual, municipal, equipes de vacinação, equipes de laboratório e também a grande participação da população que aderiu à vacinação do sarampo.

As vacinas que protegem contra a doença são a tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). A tríplice viral deve ser administrada aos 12 meses e a tetra viral aos 15 meses de idade. Crianças que não tomaram as doses nas idades adequadas devem tomar as vacinas posteriormente. Pessoas com idade entre 12 meses e 29 anos precisam tomar duas doses ao longo da vida.

Cuidados com o coronavírus

Realizar uma grande Campanha de Vacinação em meio a uma pandemia demanda alguns cuidados. Desta forma, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina recomenda que os municípios adotem medidas de proteção para diminuir o risco de contágio da doença tanto entre os trabalhadores da saúde quanto na população, como:

  • vacinar em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência;
  • disponibilizar álcool gel para higienização das mãos
  • limitar o número de familiares que acompanham a criança/adolescente que será vacinada a, no máximo, 1 acompanhante;
  • evitar aglomerações na sala de espera;
  • realizar triagem de pessoas que apresentam sintomas respiratórios antes da entrada na sala de vacinação, para evitar a propagação da Covid-19.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
www.instagram.com/divesantacatarina
www.facebook.com/divesantacatarina