icone facebookicone twittericone instagram

Em extensa agenda realizada em Brasília na última semana, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o secretário adjunto Alexandre Lencina Fagundes  e técnicos da SES trataram de importantes demandas para ampliação dos serviços de saúde à população catarinense. 
O secretário André Motta participou da 9ª assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), a primeira totalmente presencial desde março de 2020. Durante o encontro foram  tratados diversos temas como a liberação, por parte da União, de R$ 350 milhões aos Estados para a realização de cirurgias eletivas, a criação do plano nacional de testagem e a manutenção dos leitos de UTI para atendimento de demandas históricas e pós operatório de cirurgias eletivas represados no período de pandemia.
Pelo Ministério da Saúde participaram dos debates o ministro interino, Rodrigo Cruz, a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo; e a diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle, Cleusa Bernardo, participaram da assembleia e apresentaram propostas que foram debatidas com os secretários estaduais de saúde.
O secretário adjunto de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes, debateu com profissionais do Ministério da Saúde a publicação das habilitações de alta complexidade já aprovadas, com promessa por parte do MS de publicação breve.
O projeto de uma nova sede para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-SC) foi apresentado a pelo superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, recebendo apoio dos técnicos do MS. A SES apresentou a proposta de construção de uma nova sede, articulando setores de saúde, agricultura. meio ambiente e pesquisa, numa lógica de “Saúde Única”.
No mesmo encontro, a SES  ainda formalizou um termo de cooperação técnica com a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) para o fortalecimento da capacidade de alerta e respostas às emergências em Saúde Pública,  em análise para assinatura.