Lançado em setembro deste ano, o Programa Gente Catarina busca desenvolver medidas integradas em diferentes regiões do estado. Partindo de projetos pré-existentes, a iniciativa atua para distribuir aportes financeiros para ações de enfrentamento às causas que provocam uma diminuição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios.

florianopolis_-_maternidade_carmela_dutra_completa_63_anos_com_novos_equipamentos_20180702_1893828388.jpg

Foto: Arquivo/Secom

Um dos projetos incentivados pelo Gente Catarina é o da Rede Cegonha Serra Catarinense. Feito pela Regional de Saúde de Lages e abrangendo 18 municípios, o programa trabalha na redução dos índices de mortalidade infantil, ampliando a rede de atendimento e acolhimento de gestantes e bebês.

Entre os planos de ação do Gente Catariana está o fortalecimento da Atenção Primária da Saúde e, dentro deste contexto, a Rede Cegonha possui um trabalho de atenção primária que é fundamental na redução da mortalidade. O projeto possibilitou a criação de laboratórios especializados de atendimento às gestantes de alto risco nas unidades básicas de saúde, facilitando e aproximando o atendimento das pacientes.

Na região, o Hospital de Maternidade Tereza Ramos (HMTR), de Lages, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde, é referência no atendimento às gestantes de alto risco e desde 2019 possui um ambulatório voltado ao acolhimento dessas pacientes. O trabalho é desenvolvido por meio de uma rede que integra as unidades básicas de saúde dos municípios e o atendimento especializado no HMTR.

Em 2019, com a atuação da Rede Cegonha foi possível reduzir para nove o índice de mortalidade infantil, número que anteriormente chegava a 17. “Durante o ano de 2020, a pandemia provocou uma alteração significativa nos nossos processos de atendimento, infelizmente, nosso índice acabou por aumentar, chegamos agora a uma mortalidade de 14,1. Porém acreditamos que com o incentivo do Gente Catarina e com o trabalho e dedicação de nossos profissionais ainda salvaremos muitas vidas”, afirma a gerente Regional de Saúde, Daniela Rosa de Oliveira.

Também com o apoio do Gente Catarina será realizado um mapeamento georreferenciado de dados de saúde da região, o que possibilitará gerar mapas temáticos facilitando atendimentos e aplicação de políticas públicas de saúde.

O Programa Gente Catarina beneficiará diretamente 61 municípios que apresentam os menores IDHs.

Mais informações para a imprensa:

Karla Lobato

Secretaria de Estado da Saúde - SES