icone facebookicone twittericone instagram

Ao passo que a Europa vem apresentando novas medidas de restrições, cobrando passaporte sanitário e retomando o lockdown, em países como Holanda, Alemanha, República Tcheca, Polônia e Rússia, o Governo de Santa Catarina se aproxima da marca de 65% da população geral imunizada.

O resultado colhido se deve a ações que iniciaram em março de 2020, quando o Governador Carlos Moisés decretou situação de emergência em todo o território catarinense e o Estado passou a implementar medidas de distanciamento social, dobrar o número de leitos de UTIC ativos, qualificar estrutura hospitalar, oferecer treinamentos para profissionais e transformar o sistema de saúde num curto espaço de tempo. Hoje, Santa Catarina é o segundo Estado que mais vacina no Brasil, atrás apenas de São Paulo, que tem uma população muito maior. Além disso, SC já realizou 2,5 milhões de testes e dos 1.225.399 casos de Covid-19 recuperou 1.201.089.

460

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

A Rússia, que é o país com mais casos novos no mundo, vacinou apenas 35% da população e já retomou lockdown e fechamento de serviços não essenciais por algumas semanas. Também tramita projeto de lei para adotar a apresentação obrigatória de comprovante de vacinação para acesso a locais públicos e transportes públicos. Santa Catarina, por sua vez, já vacinou com as duas doses 76% da população vacinável, correspondendo a um total de 4.658.420 catarinenses imunizados. Com a primeira dose, o dado é ainda maior, com cerca de 93% da população vacinável já tendo tomado pelo menos uma vacina contra o Coronavírus.

Dos cinco países com mais novos casos ativos, a Holanda é o único com mais de 70% da população vacinada. Foram 12 milhões de pessoas imunizadas em todo o país. Só o Estado de Santa Catarina aplicou 10,7 milhões de doses, em mais de 5,5 milhões de catarinenses. Ao mesmo tempo, a taxa de letalidade do Estado é de apenas 1,6, uma das menores no mundo.

"Estamos colhendo frutos de decisões que fizemos lá atrás e que repercutem. Não fazendo com que precisemos tomar agora medidas drásticas, como vários países da Europa estão precisando tomar. A vacinação é muito importante, igualmente. Nós vemos a Angela Merkel pedindo para que as pessoas se vacinem, pois é só com a vacinação que o mundo sairá dessa pandemia. E aqui em SC nós estamos fazendo nossa parte", destacou o secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro.

Diversos países passaram a a administrar dose de reforço, idem, como mais garantia para a diminuição de internações. Em Santa Catarina, já são mais de 437 mil pessoas que tomaram uma dose extra para ajudar na eficácia contra a Covid-19. Os dados podem ser conferidos no site coronavírus.sc.gov.br e no Vacinômetro de SC.