A Secretaria de Estado da Saúde da Saúde, participou, através de seu Superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, da reunião geral do Santa Catarina Convention & Visitors Bureaux – SC CVB. O evento ocorreu nesta terça-feira, 7, em Blumenau.

O Santa Catarina Convention é uma entidade sem fins lucrativos, na forma de Associação, de âmbito estadual, que congrega entidades do ramo de turismo no Estado. Voltada, principalmente, a captação de Eventos e promoção turística.

WhatsApp Image 2021-12-07 at 20.02.17.jpeg

Esta foi à última reunião geral do ano de 2021 e a participação da SES veio para estreitar, ainda mais, as ações do setor para com a segurança da saúde da população. O Superintendente apresentou os números do combate à pandemia em Santa Catarina e o cenário epidemiológico. “Estamos vivendo um momento de construção de um plano de retomada e redução gradual e monitorada das medidas restritivas, neste sentido é necessário que os setores estejam alinhados para que as medidas sejam cumpridas e tenhamos segurança a longo prazo”, afirmou. Ainda lembrou que foi criado um grupo com o propósito de aproximar a saúde dos promotores de eventos, “Desde março, temos tido reuniões permanentes com o GT de eventos, que culminaram com a construção do plano de retomada, que passou a ser implementado a partir do Decreto Estadual 1371, de 14 de julho”, explica.

Com isso, foi possível revogar 36 portarias que imputavam regras para o funcionamento de diferentes atividades durante a pandemia, transformando num único regramento, que é a portaria 1063 de 24 de setembro, além de subsidiar o governo para a publicação de todos os decretos relativos à questão da pandemia em SC.

WhatsApp Image 2021-12-07 at 20.02.16.jpeg
Macário apresentou quais são as condições estruturais indicadas para que os eventos ocorram, trazendo como principais fatores o uso adequado de máscara, o distanciamento e os ambientes arejados. Destacou também a importância do incentivo à vacinação, que apesar dos números positivos, vem enfrentando desafios na aplicação de dose de reforço e segunda dose.

O trade turístico avaliou como positivo o processo e a articulação entre a saúde e o setor. Também foi destacada a importância do aporte de informações repassadas, o que permitiu que o setor se preparasse para o momento atual.