icone facebookicone twittericone instagram

Com o compromisso de assegurar o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de forma plena nesta transição de contrato, o Estado de Santa Catarina firmou, junto à Organização Social FAHECE contrato emergencial para que ela assuma a gestão compartilhada do serviço a partir de primeiro de janeiro de 2022.


A OS, que já possui uma relação de prestação de serviços no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) e do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), demostrou interesse em constituir mais essa relação com o Estado, no momento em que, encaminhou proposta de participação no edital lançado em outubro.


O processo segue em andamento. Quatro propostas foram recebidas, sendo três OSs e uma Associação. Duas foram inabilitadas, com isso, três participantes manifestaram interesse em interpor recurso. Desta forma, o entendimento do Estado é de que a contratação emergencial se mostra como uma forma assertiva de dar prosseguimento ao processo.

“Temos o compromisso da manutenção dos serviços do SAMU. Estamos desde o início deste governo trabalhando para ampliar e qualificar o atendimento da saúde de todos os catarinenses o que inclui uma modificação na gestão do Serviço de Urgência. A partir de janeiro, trazemos de volta a regulação para o Estado, bem como o aeromédico”, explica o secretário adjunto Alexandre Lencina.

Para isso, já foi realizado o processo seletivo para a contratação de 174 médicos reguladores, 24 médicos para atuação no aéreo além de 10 enfermeiros. O processo de contratação desses profissionais está em andamento.