O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina passa a contar com mais uma ambulância no Vale do Itajaí e, consequentemente, no Estado. O importante reforço nos atendimentos de urgência e emergência é uma Unidade de Suporte Avançado (USA) no município de Brusque, a qual começa a operar a partir desta quarta-feira, 14 de dezembro.

Samu Brusque.jpeg

A unidade será a 25° Unidade de Suporte Avançado do SAMU. O investimento faz parte da parceria entre a Secretaria da Saúde com a FAHECE. Nos últimos meses, um projeto de ampliação do Serviço foi concretizado com a 24° USA em Videira, uma nova base para o veraneio em Balneário Camboriú, a nova base do SAMU em Chapecó, novas bases na Capital e agora a UTI Móvel de Brusque. Com isto, o SAMU passará a ter 25 ambulâncias de Suporte Avançado e 95 unidades de Suporte Básico.

Essa é a primeira USA do município e faz parte de um projeto de ampliação que havia sido pensado no edital de contratação da OS que administraria o SAMU em SC. Ainda falta a inauguração da 26° USA, a qual está prevista para as próximas semanas em Joinville, que ganhará sua segunda UTI Móvel.

“Estamos aprimorando e qualifando nosso serviço e, mais do que isso, valorizando nossos profissionais com qualidade e logística para seus atendimentos. Esse acréscimo pra região de Brusque era um pedido histórico e é um feito igualmente histórico ”, destacou o secretário da Saúde, Aldo Baptista Neto.

Ainda nesta semana, na sexta-feira, o SAMU inaugurará uma nova sede na Capital, na SC-401, para uma de suas USAs.

Parceria de sucesso

Desde janeiro, a parceria entre SES e FAHECE culminou em avanços significativos. Esse novo investimento é parte do plano de expansão do SAMU em Santa Catarina.

Em 2022, a parceria entre o Governo de Santa Catarina e a FAHECE garantiu mais de R$ 4,1 milhões em investimentos, além de atualização de tecnologia e melhorias de equipamentos. Além disso, já foram inauguradas duas novas bases, em Videira e Chapecó, dentro do projeto de ampliação. A proxima será a de Joinville.