icone facebookicone twittericone instagram

cabecalho monitoramento

A Coordenação de Monitoramento e Avaliação tem como objetivo assessorar a Diretoria de APS na construção e utilização de indicadores em saúde que representam a abrangência, qualidade e utilização dos serviços de APS em âmbito estadual, auxiliando desde o planejamento até a execução, avaliação e aprimoramento dos mesmos em benefício dos usuários do SUS e da sociedade como um todo.
Definir o conjunto de fontes de informações relevantes para gestão do primeiro nível de atenção promovendo a publicização atualizada da capacidade instalada e da oferta de serviços de APS em todas as regiões catarinenses.

Monitorar as demandas técnicas da aplicação de prontuário eletrônico e-SUS-AB e do Sistema de Informação da Atenção Básica - SISAB- pelos gestores municipais e prestar apoio técnico quando necessário.
Implantar, implementar e aperfeiçoar o processo avaliativo da APS, com base em indicadores de desempenho dos serviços de Atenção Primária à Saúde instalados nas macrorregiões catarinenses, prezando a qualidade do cuidado prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde.  

Articular-se com as demais áreas da SES com o objetivo de estruturar um ambiente tecnológico capaz de gerar informação através do cruzamento e análise de dados oriundos de sistemas de informação pertencentes ou relacionados a APS no Estado de Santa Catarina, bem como a utilização e cruzamento de bases de dados diversas;

Integrar todas as fontes de dados e alocar em um repositório que atenda às necessidades de pesquisa, coordenação e gestão orientando-se pelas melhores evidências e técnicas disponíveis bem como à Lei Geral de Proteção de Dados vigente no país.
Gerar relatórios, painéis e salas de situação online que permitam a identificação de padrões e tendências, permitindo análises preditivas e as inferências que auxiliem nos processos de planejamento, definição de políticas públicas e tomada de decisão pelos diferentes gestores da rede de atenção à saúde em território catarinense.
Propor, implantar e implementar processos que viabilizem ações de indução e controle da qualidade no âmbito das redes de atenção primária, com vistas à qualificação das políticas de cofinanciamento estadual.

Coordenador: João Paulo Mello da Silveira - Médico de Família e Comunidade
Telefone: (48) 3664 7268
E-mail: daps@saude.sc.gov.br