1ª Mostra de Boas Práticas de Cuidado e Bem Viver encerra projeto de Saúde Mental

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu a 1ª Mostra de Boas Práticas de Cuidado e Bem Viver de Santa Catarina. O evento marcou o encerramento do projeto “Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental”. A Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) desenvolveu o curso formativo que subsidiou as ações nos territórios, em parceria com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) e as secretarias municipais de saúde que aderiram ao projeto.

Ao longo de sua execução, o projeto mobilizou 183 profissionais-estudantes e 10 tutores-docentes, distribuídos em 10 territórios pedagógicos. Juntos, construíram e implementaram 48 projetos de intervenção, com foco na promoção da saúde mental, fortalecimento do autocuidado, valorização das práticas integrativas e complementares, além da qualificação da gestão do trabalho em saúde.

A Mostra teve como principal objetivo apresentar as experiências desenvolvidas nos municípios participantes, todas elaboradas a partir das especificidades e demandas dos contextos locais. Com ênfase na integralidade do cuidado, os projetos refletem o compromisso dos profissionais envolvidos com a inovação e a transformação na atenção à saúde, priorizando estratégias de prevenção de agravos e promoção do bem viver.

mostra10.07.2025.jpeg

“A realização do evento contou com a presença de representantes da Fiocruz e do ObservaPICS, além de profissionais da saúde, gestores e participantes do projeto, reunindo um público expressivo. A programação incluiu, ainda, um espaço de vivência em auriculoterapia, oferecido pelos tutores do projeto aos interessados em conhecer e experimentar essa prática integrativa”, explica Aline Daiane Schlindwein, diretora da ESPSC.

Reunindo experiências construídas de forma colaborativa, com base em saberes diversos e contextos específicos, o evento evidenciou o potencial transformador das práticas integrativas e complementares, além do fortalecimento do autocuidado como estratégia de cuidado em saúde. Encerrando um ciclo formativo de grande impacto, a Mostra deixa como legado os projetos implementados e a reafirmação de um Sistema Único de Saúde (SUS) pautado na escuta, no acolhimento e na valorização da diversidade dos modos de cuidar e viver.

A iniciativa do projeto foi conduzida em parceria com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no instagram @saude.sc