MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE
A Média Complexidade engloba serviços especializados em hospitais e ambulatórios, como pediatria, ortopedia, cardiologia, oncologia, entre outros. Já a Alta Complexidade no SUS abrange procedimentos de alta tecnologia e custo elevado, garantindo acesso qualificado à população e integração com os demais níveis de atenção à saúde.
SERVIÇO DE SAÚDE VISUAL (PRÓTESE OCULAR, BAIXA VISÃO, CEGUEIRA)
O Serviço Estadual de Saúde Visualpresta serviços aos usuários do SUS que necessitam de Habilitação/Reabilitação Visual, Orientação e Mobilidade, Avaliação Funcional da Visão: Recursos Ópticos (lupas, bengala, sistemas telescópicos, óculos com lentes filtrantes para albinos) e não ópticos (lente escleral e prótese ocular).
Para ingressar no Serviço de Saúde Visual:
- 1. O usuário realiza consulta com médico da Unidade Básica de Saúde - oftalmologista para os casos de baixa visão e oftalmologista ou clínico geral para prótese ocular que emitirá o Formulário de Encaminhamento ao Serviço Ambulatorial de Saúde Visual.
- 2. Na Unidade Básica de Saúde o usuário munido do Formulário de Encaminhamento e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e do Cartão Nacional do SUS para abertura do processo e inserção da solicitação de agendamento através do SISREG para a Central Estadual de Regulação Ambulatorial, que agenda os usuários conforme protocolo de classificação de risco. Após agendamento a Unidade Básica de Saúde informa a data e o local de atendimento ao paciente e a Secretaria Municipal de Saúde providencia o transporte.
- 3. O prestador recebe os pacientes no dia agendado com a folha de agendamento do SISREG e documentos do processo para abertura do prontuário (pacientes novos) e agenda e recebe os pacientes com a folha do SISREG (pacientes de retorno).
- Cópias do Cartão Nacional de Saúde CNS;
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF;
- Cópia do Comprovante de residência;
- Se menor Cópia do RG e CPF da mãe e/ou responsável legal;
- Original do Formulário de encaminhamento ao Serviço de Reabilitação Visual
Concessão de:
Prótese Ocular:
- Lente Escleral Pintada;
- Prótese Ocular.
Baixa Visão:
- Bengala Articulada;
- Lupa de Apoio com ou sem Iluminação;
- Lupa Manual com ou sem Iluminação;
- Sistema Telescópico Manual Binocular com Foco Ajustável;
- Sistema Telescópico Manual Monocular com Foco Ajustável;
- Óculos com Lentes Asféricas Positivas;
- Óculos com Lentes Esféro Prismáticas.
Contato:
Sabrina Vieira da Luz
Serviço de Saúde Visual
SAS/DAES/GEHAR/ATPCD
(48) 3664.7213
Jaqueline Reginatto
Gerente de Habilitações e Redes de Atenção
SAS/DAES/GEHAR