Alesc abre espaço para cursos de especialização da área da saúde

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 22, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a cerimônia de abertura da 2ª edição dos Cursos de Especialização em Vigilância em Saúde, Gestão de Políticas de saúde Informadas por Evidências, Preceptoria de Residência Médica e Preceptoria no SUS.

A solenidade ocorreu por teleconferência com o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), e contou com a presença do superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, representando o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso.

“O que me chama a atenção ao observar os temas que são contemplados por estes cursos – e aí eu posso falar, principalmente, sobre a área da vigilância em saúde – é que a academia não forma o profissional com foco nestas áreas. Por isso, precisamos desta qualificação. Trazer estes conhecimentos será de enorme ganho à saúde pública do estado.”, disse Gaudenzi em sua fala.

Os cursos, oferecidos pelo IEP/HSL, fazem parte do conjunto de iniciativas educacionais dos Projetos de Apoio ao SUS aprovados para o triênio 2015-2017, em acordo com as diretrizes do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS.

A partir de hoje, estão disponíveis 11 cursos de especialização com atividades em mais de 100 municípios e/ou regiões de saúde de todos os estados do país, envolvendo 8.8 mil profissionais de saúde.

Cerimônia de abertura dos cursos de especialização na área da saúde realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Mesa composta por autoridades, incluindo o superintendente de Vigilância em Saúde, com público presente e apresentação projetada ao fundo.