Com médicos pediatras contratados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), unidade federal em Florianópolis, reabre a Emergência Pediátrica a partir de segunda-feira, 11 de agosto, às 7h. O serviço apoiará o Hospital Infantil Joana de Gusmão, unidade própria do Estado, na assistência emergencial pediátrica, com atendimento porta aberta, na Grande Florianópolis.
Foto: Marina Correa - Comunicação HU-UFSC
“A Secretaria de Estado da Saúde, por determinação do governador Jorginho Mello, apoia a reabertura da emergência pediátrica do Hospital Universitário. Embora o hospital seja federal, a Secretaria considera essencial a colaboração mútua para ampliar a capacidade de atendimento na região. A emergência voltará a funcionar na segunda-feira, oferecendo suporte à rede de saúde da Grande Florianópolis no atendimento pediátrico, que, até então, sobrecarrega o Hospital Infantil Joana de Gusmão. Apesar dos investimentos do Governo do Estado na modernização e revitalização da estrutura, o apoio de outras unidades é fundamental para garantir à população um atendimento digno e adequado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
O governador Jorginho Mello autorizou a contratação de quatro pediatras para atuar na Emergência Pediátrica do HU, no preenchimento das escalas médicas. Entre eles, dois profissionais já iniciaram suas atividades; o terceiro está em processo de apresentação e começará nos próximos dias; e o quarto médico, em breve se juntará à equipe. A cooperação é pelo tempo que o hospital entender necessário. O modelo já é adotado na área de Ginecologia, com a cessão de quatro médicos estaduais ao HU.
A iniciativa busca ampliar as opções de atendimento infantil na capital e região. Atualmente, a demanda está concentrada no Hospital Infantil Joana de Gusmão, que enfrenta sobrecarga em decorrência de casos de doenças respiratórias agudas. No mês de julho foram registrados 6.504 atendimentos na instituição.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, acompanhou pessoalmente as tratativas, participando de reuniões em Brasília e Florianópolis com representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do Hospital Universitário e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para acelerar os trâmites. Desde maio de 2023, a emergência pediátrica funcionava em sistema “porta fechada”, com atendimento referenciado, encaminhado de outras unidades.
O anúncio foi feito durante evento de Reinstalação da Divisão de Gestão de Pessoas do HU nesta sexta-feira, 8. Estavam presentes o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, o diretor do HU, Spyros Cardoso Dimatos; a coordenadora de Gestão da Clínica da EBserth, June Barreiros Freire; a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana; o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; e demais servidores da instituição.
Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc