Carreta da Saúde da Mulher está em Ibirama realizando exames para pacientes do Alto Vale do Itajaí

Seguindo o percurso pelo Estado, a Unidade Móvel Saúde da Mulher chegou ao Alto Vale do Itajaí para atender a demanda reprimida por mamografias de rastreamento e ultrassonografias de mama. Desde segunda-feira, 24 de novembro, a carreta está localizada no Parque Municipal de Ibirama, realizando exames pelo sistema público para pacientes dos 28 municípios da região.

WhatsApp_Image_2025-11-25_at_14.31.06.jpeg

Foto: Divulgação/SES

A iniciativa integra o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher do Governo do Estado. O objetivo é promover o diagnóstico precoce do câncer de mama e ampliar o acesso aos exames de mamografia em Santa Catarina. As pacientes que estão na fila do Sistema de Regulação estão sendo chamadas conforme a sua posição.

“A carreta é uma importante ação do Governo do Estado e representa um avanço na prevenção e promoção da saúde da mulher. Temos a expectativa de realizar mais de 43 mil exames nas duas carretas neste projeto, em parceria com os municípios, chamando as mulheres para fazer esse rastreamento para o diagnóstico precoce, iniciar tão logo o tratamento e garantir qualidade de vida”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

A unidade móvel está equipada com mamógrafo e aparelho de ultrassom. Conta com uma equipe multiprofissional formada por médico radiologista, técnico em radiologia e técnico de enfermagem. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, podendo haver ajuste conforme a necessidade local.

WhatsApp_Image_2025-11-25_at_14.31.04.jpeg

Com investimento de cerca de R$ 18 milhões, as duas unidades móveis realizarão mais de 40 mil exames de mamografia e ultrassonografia de mamas, garantindo ainda o devido encaminhamento à rede de saúde sempre que houver necessidade de acompanhamento complementar. Aos municípios cabe indicar o local estratégico para a instalação das unidades, assegurando a infraestrutura mínima necessária para o pleno funcionamento do serviço.

WhatsApp_Image_2025-11-25_at_14.31.05.jpeg

As carretas irão percorrer as 17 Regiões de Saúde ao longo de um ano. A unidade atualmente em Ibirama está atendendo a população do Alto Vale do Itajaí e, na sequência, seguirá para o Médio Vale. Antes disso, esteve em Lages, onde foram atendidas as pacientes da Serra Catarinense. Os próximos municípios ainda serão definidos.

Serviço

O quê: Carreta Saúde da Mulher realiza exames em pacientes do Alto Vale do Itajaí

Quando: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 16h, podendo haver ajuste

Local: Parque Municipal - Centro de Eventos, em Ibirama

 

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no instagram @saude.sc