Carreta da Saúde da Mulher está em Joinville e amplia acesso a exames de mama em pacientes da região

 

carreta joinville

Foto: Silviane Mannrich

A Unidade Móvel Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, no dia 28 de setembro, a realização de exames de mamografia e ultrassonografia de mamas em Joinville. A carreta ficará estacionada na Rua Inácio Bastos, 1084, no bairro Bucarein, na primeira entrada da Arena Joinville (próximo a guarita principal), para atender mulheres da região de saúde Nordeste.

Durante a estadia na cidade, a expectativa é o agendamento de mais de 1,4 mil mamografias e mil ultrassonografias, contribuindo para redução da fila por esses procedimentos na região. O atendimento é destinado às pacientes cadastradas no Sistema de Regulação da SES, respeitando a ordem de espera.

“Essa é uma ação planejada desde o início do nosso governo e que tem como foco o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. As duas carretas móveis ampliam o acesso à mamografia, à ultrassonografia e às consultas. Também terão orientações necessárias para que as mulheres realizem acompanhamento adequado e, quando houver um diagnóstico, possam iniciar o tratamento o mais rapidamente possível. Em Joinville, a expectativa é realizar mais de 1,4 mil mamografias e mil ultrassonografias durante os cerca de 45 dias de atendimento, contribuindo para reduzir uma demanda que hoje é significativa na região. Já levamos essa iniciativa a vários municípios catarinenses e vamos continuar avançando, conforme determinação do governador Jorginho Mello, para aproximar os serviços da população e reduzir as filas”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira,das 8h às 12h e das 13h às 16h. As usuárias são reguladas e agendadas pela Central Estadual de Regulação, e informadas pelo município de origem. 

Além dos exames, as pacientes são encaminhadas à rede de saúde sempre que houver necessidade de acompanhamento complementar. A unidade móvel é equipada com mamógrafo, aparelho de ultrassonografia e conta com equipe multiprofissional formada por médico radiologista, técnico em radiologia e técnico de enfermagem, garantindo qualidade e segurança na assistência.

“A Carreta da Saúde da Mulher a Joinville representa um importante avanço na assistência às mulheres da região, com acesso aos exames, prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O serviço atenderá pacientes dos municípios da região de saúde Nordeste, que compreende Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul. É uma estratégia que leva o atendimento mais perto da população e reafirma o compromisso do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde com uma assistência cada vez mais acessível, resolutiva e humanizada”, reforça a gerente Regional de Saúde, Graziela Vieira de Alcantara.

A Unidade Móvel Saúde da Mulher integra o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher do Governo do Estado. Com investimento aproximado de R$ 18 milhões, Santa Catarina disponibilizou dois veículos, com capacidade para realizar mais de 40 mil procedimentos. Ao longo de um ano, as carretas percorrem as 17 regiões de saúde do estado.

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no instagram @saude.sc