Lançado em outubro, o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher deu início às atividades levando a Unidade Móvel Saúde da Mulher aos municípios de Lages e Dionísio Cerqueira. As carretas foram instaladas em pontos estratégicos para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e ampliar a oferta de exames no sistema público.

Com mamógrafo, aparelho de ultrassom e equipe multiprofissional, as estruturas atenderam mulheres que aguardavam na fila do Sistema de Regulação do Governo do Estado. Em Lages, foram agendados 1.187 atendimentos para mamografia e 877 para ultrassonografia. Já em Dionísio Cerqueira, houve 1.098 marcações para mamografia e 469 para ultrassonografia bilateral. A ação contribui para reduzir a espera por exames e acelerar o início de possíveis tratamentos.
“As Unidades Móveis da Saúde da Mulher evidenciam o compromisso do Estado em facilitar o acesso aos exames e levar a prevenção a todas as regiões. Com o apoio dos municípios, estamos oferecendo mais cuidado às catarinenses. Em situações de suspeita de câncer, cada dia conta, e essa iniciativa possibilita diagnóstico mais ágil e início do tratamento no momento adequado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Próximos destinos das carretas
Nesta semana, uma unidade seguirá para Ibirama no Alto Vale do Itajaí e outra para Palmitos no Oeste. Os serviços serão ofertados conforme a demanda local.
Com investimento de cerca de R$ 18 milhões, o programa percorrerá, ao longo de um ano, as 17 Regiões de Saúde. As carretas têm capacidade para realizar até 40 mil exames nesse período.
Mais informações:
Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc