O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), realizou nesta quarta-feira, 17, a entrega oficial da reforma das enfermarias dos dois andares da instituição, em Florianópolis. A iniciativa amplia a qualidade da assistência hospitalar e fortalece a humanização do atendimento aos pacientes oncológicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Robson Valverde/Ascom SES
Ao todo, foram reformados 40 leitos de enfermarias, proporcionando um ambiente mais confortável, seguro e acolhedor para os pacientes internados e seus acompanhantes. A obra foi viabilizada com recursos do Governo do Estado e da Associação de Voluntários do CEPON (AVOC).
A superintendente de Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Saúde, Janine Siqueira, destacou a relevância da parceria para o fortalecimento da assistência oncológica no Estado. “O trabalho do voluntariado é fundamental para a humanização e o conforto durante o tratamento, contribuindo para que o paciente se sinta mais à vontade. O Governo do Estado tem realizado investimentos contínuos na área oncológica, como a instalação do terceiro acelerador linear, que ampliou a capacidade de radioterapia, e o apoio da AVOC tem sido de grande valia, tanto na melhoria das enfermarias quanto na aquisição de equipamentos e insumos. A Secretaria de Estado da Saúde é imensamente grata por essa parceria”, afirmou.

Foto: Michelle Valle
O presidente da FAHECE, Valter Konell, destacou a importância do trabalho voluntário para ampliar o acolhimento aos pacientes do CEPON. “Os voluntários doam tempo, amor e dedicação para tornar o acolhimento aos pacientes ainda melhor. Neste dia, queremos agradecer e valorizar esse trabalho que tem um grande valor”, afirmou.
A cada ano, o CEPON cresce, se moderniza e se torna mais adequado para atender pacientes e familiares de todo o estado.
“Conseguimos realizar um sonho antigo, que era a reforma completa das enfermarias. Foram cerca de R$ 550 mil investidos em materiais, além do trabalho conjunto das equipes de manutenção e enfermagem. Fazemos tudo com muito carinho e amor, porque o CEPON merece esse nosso trabalho”, ressalta o presidente da AVOC, Mário Luís Honorato.
Com 11 anos de atuação, a AVOC desenvolve ações voltadas à humanização do atendimento hospitalar e à melhoria da estrutura da unidade. Atualmente, a associação conta com cerca de 80 voluntários, que atuam diariamente no acolhimento aos pacientes e no apoio às equipes assistenciais.
Além da reforma das enfermarias, a AVOC já realizou importantes doações à instituição, como equipamentos hospitalares, mobiliário, tecnologia e melhorias de infraestrutura, além de manter uma sala de apoio aos pacientes, que oferece gratuitamente toucas, lenços e perucas, e um bazar solidário, responsável por custear ações e investimentos no hospital.
O CEPON é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e está sob a gestão da FAHECE.
Jornalista responsável: Michelle Valle
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc