CIEGES realiza treinamento em inteligência artificial e gestão de dados com ética para servidores da Saúde Estadual

CIEGES_treinamento_capa.jpeg

Fotos: Divulgação Ascom/SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Informações Estratégicas para Gestão do SUS (CIEGES), realizou o primeiro evento dedicado à temática “CIEGES na Transformação Digital do Sistema Único de Saúde (SUS)”. O encontro reuniu 77 profissionais, com diversas palestras e discussões relacionadas à importância da Rede CIEGES no SUS, em auditório no Centro de Ciências Humanas e da Educação, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

O evento faz parte de uma série de ações promovidas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), em parceria com o Governo de Santa Catarina, com o objetivo de fortalecer a gestão pública por meio da inovação digital. As discussões abordaram temas como a cultura de dados e estratégias de saúde digital.

CIEGES_treinamento_2.jpeg

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, “este momento reforça a importância da inovação e da transformação digital para um SUS mais eficiente, resolutivo e orientado por evidências”. Ele destacou ainda o papel estratégico do CIEGES na promoção de uma gestão mais ágil e tecnológica.

O treinamento foi voltado para servidores da SES, de áreas estratégicas e membros do Comitê Gestor de Inteligência em Saúde (COGIS), com foco em uma formação básica para usuários. O objetivo é acelerar processos, melhorar a gestão e otimizar o tempo de trabalho.

No primeiro dia, as palestras trataram sobre as estratégias de ação da Rede CIEGES, regulamentação do uso de inteligência artificial (IA) na SES, ferramentas autorizadas para uso e questões éticas relacionadas à IA. No segundo dia, houve uma oficina  prática no laboratório de informática, com capacitação para o uso de IA na saúde pública, utilizando ferramentas disponíveis no workspace do Google, contratadas pela Secretaria.

CIEGES_SC_treinamento.jpeg

“O CIEGES desempenha um papel fundamental na instituição e no estado, ao realizar análises situacionais, produzir painéis para visualização dos dados, disponibilizar informações no portal e conscientizar gestores sobre o uso estratégico de dados. Nosso objetivo é promover mais capacitações ampliando para outros setores da SES, para o uso ético e responsável da inteligência artificial na gestão pública, buscando transformar a rotina de trabalho e potencializar resultados”, explicou a Dra. Ana Cristina Prado, coordenadora do CIEGES de Santa Catarina.

Além do secretário Diogo Demarchi e da coordenadora do CIEGES de SC, esteve presente o gerente do CIEGES do CONASS, Sandro Terabe. A ocasião contou ainda com a participação do Encarregado de Dados da SES, Luiz Fernando Goulart, superintendentes, diretores, gerentes e demais profissionais da saúde pública estadual catarinense.

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no Instagram @‌saude.sc