A Coordenação do Centro de Informações Estratégicas para Gestão do SUS (Cieges/ SC), da Secretaria de Estado da Saúde participou do 5º Encontro Nacional da Rede Cieges, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (AM), realizado em Manaus, na última semana, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Foto: Divulgação
O evento marcou a inauguração do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges-AM), composto por uma estrutura planejada para integrar dados da assistência e vigilância em saúde em um único ambiente. O evento da Rede Cieges também contou com a apresentação de outros estados, sendo Santa Catarina convidada como representante da região sul para compartilhar as experiências exitosas no estado.
Durante o encontro também foram debatidos temas como a transformação digital no SUS e o uso de inteligência artificial na gestão da saúde pública, reunindo representantes de 17 estados brasileiros, além do Ministério da Saúde, universidades, conselhos municipais e organismos internacionais, como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
"O encontro proporcionou um momento de aprendizado e troca de experiências de grande importância para o momento atual do Cieges SC. Além da riqueza das discussões sobre a transformação digital e o uso da inteligência Artificial no SUS, foi uma oportunidade singular e inspiradora para a construção e aprimoramento das ideias para a melhor gestão de dados e integração de diferentes sistemas de informações de saúde”, ressalta a coordenadora do Ciges/SC, Ana Cristina Pinheiro do Prado.
Criada pelo Conass, a Rede Cieges tem como objetivo fortalecer a gestão do SUS com base em dados qualificados. A rede promove a tomada de decisões mais precisas e eficientes, melhorando a prestação de serviços à população.