Com 30 novos leitos de UTI adulto, Governo do Estado fortalece ações para enfrentamento à pandemia na região Norte

Mais 30 leitos de terapia intensiva (UTI) adulto estão reforçando a saúde na região Norte de Santa Catarina. O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, terá 20 novos até semana que vem. A determinação partiu do governador Carlos Moisés nesta sexta-feira, 26, durante agenda de trabalho na cidade. Na sequência, o chefe do executivo também inspecionou a estrutura dos cinco leitos de UTI Covid implantados no Hospital de Rio Negrinho nesta semana. O local ainda receberá mais cinco unidades.

Há 293 leitos ativos no Norte de Santa Catarina, número representa um incremento de 142% em comparação com os 121 existentes antes da pandemia.

Governador Carlos Moisés sentado em mesa de reunião segurando microfone, acompanhado por duas autoridades (uma à esquerda e outra à direita), durante anúncio da ativação de 30 novos leitos de UTI na região Norte de Santa Catarina.

Em Rio Negrinho, governaor participou da reunião de trabalho e inspecionou os cinco novos leitos do hospitalFoto: Mauricio Vieira / Secom

>>> Mais fotos na galeria

Nos dois municípios, o governador participou de reunião de trabalho com os gestores. Ele ressaltou o esforço do Governo do Estado para garantir o atendimento hospitalar aos catarinenses.

“Ampliar a atenção à saúde dos catarinenses é importante, mas também estamos avançando em outras frentes, como a imunização. A vacina é a saída desta pandemia. O trabalho ocorre em cooperação com municípios, demais poderes e hospitais filantrópicos, que têm sido importantes parceiros. O momento é de união e solidariedade para salvar o maior número de pessoas possível", afirmou o governador.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em Joinville, 10 leitos entraram em funcionamento nesta semana e os outros 10 serão ativados até a semana que vem.

Em Rio Negrinho, outros cinco serão ativados nos próximos dias. "Precisamos fazer todo o possível para superar esse cenário que o momento atual impõe e garantir atendimento aos catarinenses", destacou o secretário.

Em Rio Negrinho, governador responde perguntas, ele está sentado, de máscara com um colete azul escuro.

Foto: Peterson Paul / Secom

Ainda na cidade, o governador alinhou ações com o prefeito de Joinville, Adriano Silva, e coordenou uma reunião com as secretarias estadual e municipal de Saúde, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Defesa Civil.

Durante a reunião, os gestores do Estado e do município discutiram estratégias para diminuir o contágio, acelerar a vacinação e garantir atendimento a todos os catarinenses do Norte de SC.

"Nós reforçamos o pedido para que o Governo do Estado intensifique o volume de doses que são encaminhadas a Joinville. Só assim poderemos ampliar o percentual de imunização na cidade", afirmou o prefeito. O governador destacou que nesta sexta chegaram mais de 140 mil doses, que serão distribuídas aos municípios.

Rio Negrinho

Enfermaria hospitalar com três pacientes internados, cada um acompanhado por um profissional de saúde em pé ao lado do leito, demonstrando a estrutura de 30 novos leitos de UTI ativados na região Norte de Santa Catarina.

Foto: Mauricio Vieira / Secom

A unidade de saúde do Planalto Norte Catarinense conseguiu ativar cinco novos leitos de UTI depois que o Estado enviou ventiladores pulmonares e monitores multiparâmetros ao Hospital de Rio Negrinho. Outros cinco leitos devem entrar em funcionamento nos próximos dias.

O diretor administrativo da unidade, Cláudio Marmentini, destacou que o hospital não tinha leitos de UTI, e havia uma carência desses serviços na região, especialmente neste momento da pandemia. “É uma conquista importante e necessária, desde o primeiro dia de implantação, os cinco leitos foram ocupados. Eles oferecem muito mais segurança para os pacientes e também para os profissionais, além disso conseguimos ampliar e melhorar a qualidade de atendimento.”

O prefeito de Rio Negrinho, Caio César Treml, disse que a abertura dos novos leitos é um marco histórico para o município. “Hoje estou na administração municipal, mas durante 10 anos trabalhei neste hospital, sei da sua importância. Nosso compromisso, com a união de esforços, é continuar ajudando essa fundação e fazer ainda mais pela saúde da nossa população.”

 

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3665-3058
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3665-3014
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC