
Fotos: Silviane Mannrich Ascom/SES
Com investimento de R$ 2 milhões do Governo do Estado, o Centro de Terapia Renal da Fundação Pró-Rim foi inaugurado nesta segunda-feira, 15, no bairro Pagani, em Palhoça, com a participação do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. A nova unidade terá capacidade para atender até 240 pacientes por mês em hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso ao serviço na Grande Florianópolis.
“Com a orientação do governador Jorginho Mello, estamos avançando e superando antigos paradigmas. A inauguração desta unidade é um exemplo concreto do investimento estratégico do Estado na saúde pública. Os recursos foram aplicados de forma responsável para atender ao crescimento populacional da região e à demanda por serviços especializados. Com este importante centro de saúde em Palhoça, no continente, garantimos atendimento qualificado aos pacientes da região, evitando deslocamentos e promovendo mais conforto, agilidade e dignidade no cuidado à população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Com 1.100 m² de área construída, o Centro conta com estrutura moderna e tecnologia de ponta para realizar até 3.100 sessões de hemodiálise mensais, além de oferecer consultas médicas em nefrologia. A unidade está localizada no mesmo edifício onde funciona o Hospital de Olhos Lions de Santa Catarina, parceria entre o Instituto Lions da Visão e o Instituto Ideas, com apoio da Prefeitura de Palhoça.

“Estamos muito felizes com esta entrega para a comunidade e, especialmente, para os pacientes renais, que convivem com uma doença que impacta profundamente suas vidas. Este é o resultado de um trabalho intenso e dedicado de todos os colaboradores. Somos uma instituição filantrópica que atende cerca de 99% dos pacientes pelo SUS, e o apoio do Governo do Estado foi fundamental para a conclusão desta obra — sem essas parcerias, nada disso seria possível ”, afirma o presidente da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado.
A iniciativa contribui para reduzir a demanda por terapia renal substitutiva na Grande Florianópolis, ampliando o acesso ao tratamento e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Ainda em dezembro, o Centro iniciará consultas de nefrologia para pacientes nos estágios 1, 2 e 3 da doença renal crônica que aguardam na fila do Sistema de Regulação (Sisreg). A oferta de hemodiálise está prevista para começar no primeiro trimestre de 2026, após a contratualização com o Ministério da Saúde.
O Centro de Terapia Renal foi projetado para proporcionar atendimento humanizado, seguro e eficiente. O espaço conta com três consultórios médicos para atendimentos clínicos individualizados e um consultório multidisciplinar voltado ao acompanhamento integrado de nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de saúde. A estrutura inclui ainda 40 pontos de hemodiálise para pacientes sem sorologia e três vagas exclusivas para pacientes com sorologia positiva, garantindo condições adequadas de biossegurança.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc