O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba, segue avançando com as obras de ampliação da Unidade de Oncologia, viabilizada com o repasse de R$ 8,3 milhões do Governo do Estado. As melhorias beneficiarão diretamente a Macrorregião de Saúde do Meio-Oeste catarinense, formada por 53 municípios e aproximadamente 637 mil habitantes.
Foto: Assessoria do HUST
O projeto representa um importante avanço no atendimento oncológico da região. Com a nova unidade, a capacidade atual será triplicada. O número de consultórios passará de sete para 14 e o total de poltronas de 17 para 45. No terceiro andar será instalado um equipamento de cintilografia e tomografia, que vai ampliar o suporte ao diagnóstico por imagens.
“O governador Jorginho Mello liberou recursos para melhorar a estrutura relacionada ao serviço de Oncologia do Hospital Universitário Santa Terezinha. A obra segue em ritmo forte para que possamos acolher, cada vez mais, e melhor o cidadão de Joaçaba e toda a região do Meio Oeste. Dessa forma, entregando mais saúde e qualidade para toda a região”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Ele relembra também que a radioterapia de Joaçaba foi uma grande vitória para toda a Santa Catarina. O serviço iniciou em março de 2023 sem habilitação federal e foi financiado com recursos estaduais. Com isso, o paciente da região não precisa mais se deslocar até Chapecó para fazer radioterapia.
A nova edificação, construída em terreno ao lado do Centro de Radioterapia doado pela Funoesc, terá quatro pavimentos e área total de 2.570,19 m². A estrutura está com os serviços de fundação, cobertura e fechamento lateral concluídos e encontra-se na fase final da execução da escada principal.
Com a finalização dessa etapa, os próximos trabalhos incluem a execução dos revestimentos internos e externos, instalações elétricas e hidrossanitárias, montagem dos elevadores e instalação da rede de gases medicinais. A previsão é de que a parte estrutural da edificação esteja concluída até 31 de dezembro de 2025.
“Esta obra simboliza o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública de qualidade e fortalece o papel do HUST como referência regional em oncologia. A ampliação permitirá ampliar o acesso, qualificar o atendimento e garantir mais agilidade e dignidade aos pacientes da nossa macrorregião”, afirma a diretora-geral do HUST, Lindamir Secchi Gadler.
Com informações assessoria do HUST
Mais informações:
Silviane Mannrich
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc