A Secretaria de Estado da Saúde (SES) sediou nesta quarta-feira, 11, a primeira reunião ordinária de 2026 do Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina (CES/SC). A pauta incluiu o processo de pactuação dos Planos Municipais de Ações em Vigilância Sanitária para o quadriênio 2026-2029, além da organização da 18ª Conferência Nacional de Saúde e da 10ª Conferência Estadual de Saúde.

Fotos: Josiane Ribeiro
Durante a reunião, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou os investimentos realizados desde 2023. “Estamos avançando bastante na saúde em Santa Catarina. Nossos hospitais próprios passam por revitalizações e reformas que beneficiam tanto pacientes quanto servidores. Além disso, a Escola de Saúde Pública e o Conselho Estadual de Saúde promoverão cursos de qualificação para os conselheiros, pois o aprimoramento contínuo é fundamental”, explicou.

A presidente do CES/SC, Maria Izabel Girotto, reforçou o papel do Conselho no fortalecimento das políticas públicas e do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, um dos pilares da gestão é a capacitação dos Conselhos Municipais. “Discutimos a vigilância sanitária, com foco no combate a medicamentos e vacinas falsificadas. Também definimos ajustes no regimento das próximas conferências macrorregionais e o cronograma para a eleição de delegados”, afirmou.
O encontro contou com a presença do vice-presidente do CES/SC (representando os usuários), Agostinho Schiochetti; os Conselheiros Nacionais de Saúde, Sueli Barros e Jorge Gemenez; além de representantes do governo estadual, prestadores de serviços e profissionais da área.
Sobre o CES/SC
Criado em 1993, o Conselho Estadual de Saúde é um órgão permanente e deliberativo. É composto por 32 membros titulares e seus respectivos suplentes, garantindo a paridade entre governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do SUS.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc