Dia do Voluntariado: Estado e Associação de Voluntários do CEPON promovem reforma e modernização das enfermarias

Comemorado no dia 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado reforça o poder transformador do trabalho voluntário no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), unidade do Governo do Estado. A data marca o início da reforma e modernização dos 40 leitos de enfermarias do hospital. A obra será financiada com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com a doação de R$ 325 mil pela Associação de Voluntários do Cepon (AVOC).

IMG_7461_Avoc.jpg

Foto: Michelle Valle

Para o diretor-geral do Cepon, Dr. Marcelo Zanchet, o trabalho voluntário está diretamente ligado à humanização do tratamento oncológico.“O trabalho voluntário da AVOC é fundamental para ampliar ainda mais o acolhimento aos nossos pacientes. Somos muito gratos por essa parceria. Eles oferecem apoio emocional, companhia e cuidados que complementam o tratamento médico, ajudando a criar um ambiente acolhedor e solidário”, destacou o Dr. Zanchet.

No início de agosto, a AVOC completou 11 anos de fundação, dedicados à humanização do atendimento hospitalar. O presidente da associação, Mário Luís Honorato, reforça que a missão é promover o bem-estar dos pacientes e colaboradores por meio de ações assistenciais. “Nossa instituição conta com 80 voluntários engajados, que se dedicam ao bem-estar dos pacientes do Cepon. Estamos sempre presentes nos diferentes setores do hospital, suprindo necessidades e levando palavras de conforto e carinho”, afirmou.

Atuação da AVOC

Nos últimos anos, a AVOC realizou doações significativas, como: ultrassom portátil, cadeiras de rodas, respiradores, broncoscópios, cistoscópios, microscópio para multiobservadores, dermatoscópio, camas hospitalares, macas, monitores e acessórios para a UTI, poltronas para acompanhantes, poltronas especiais para o Ambulatório de Intercorrências Oncológicas (AIO) e para a quimioterapia, além de computadores para agilizar o atendimento. Também contribuiu com melhorias de infraestrutura e aquisição de equipamentos para áreas externas do hospital.

Toda a arrecadação é revertida em benefício do Cepon. A associação mantém ainda uma sala de apoio aos pacientes, onde são oferecidos gratuitamente toucas, lenços e perucas para qualquer paciente oncológico de Santa Catarina, além de manter um bazar beneficente que auxilia no custeio das ações.

Outros grupos de voluntários 

A ONG Patas do Bem atua no Cepon promovendo o serviço assistido por animais, contribuindo para o bem-estar biopsicossocial e para a qualidade do atendimento aos pacientes.“A missão do Patas do Bem é levar conforto, melhorar a qualidade de vida e proporcionar bem-estar aos pacientes, familiares e funcionários do Cepon, tendo como instrumento a sensibilidade e o amor incondicional dos animais. Indiretamente, também incentivamos o altruísmo, pois os voluntários dedicam um pouco do seu tempo ao próximo sem esperar nada em troca. E o que percebemos é que acabamos recebendo muito mais do que oferecemos”, relatam as voluntárias Cintya Mortari, Fabíola Provensi e Ana Jofre.

O Cepon conta ainda com a Capelania Hospitalar, formada por pessoas unidas pelo ideal de amar e servir ao próximo, oferecendo assistência espiritual, hospitalar, ambulatorial e domiciliar. O Instituto Gama também é parceiro, atuando na melhoria da qualidade de vida de pacientes com câncer, por meio da oferta de sutiãs especiais, próteses e micropigmentação de aréola.

Interessados em saber mais sobre como doar ou colaborar com o trabalho voluntário podem acessar: www.cepon.org.br/doe-aqui

Texto: Michelle Valle - Assessora de Comunicação do Cepon

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no instagram @saude.sc