EducaSAMU leva informações sobre primeiros socorros para alunos com síndrome de Down

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou nesta quinta-feira, 28 de agosto, um treinamento com alunos da Associação Amigo Down, em São José, sobre noções gerais de primeiros socorros. O projeto EducaSAMU foi apresentado para uma turma de pessoas com síndrome de Down, levando informações e atividades sobre o serviço em uma ação de educação e inclusão.

IMG_7176.jpg

Foto: Victória Lopes/Ascom SES

“Levamos conhecimento a alunos em todo o estado sobre a importância de não realizar trotes ao telefone 192, quando o serviço deve ser acionado e quais são as informações mais importantes na hora da ligação. Acreditamos que quanto mais cedo a população tenha acesso a noções de primeiros socorros, mais chances nós temos de um desfecho positivo”, afirma a coordenadora do Educa/SAMU, Milene Von Neutegem Alfa.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com a FAHECE e já qualificou mais de 20 mil crianças em Santa Catarina. São fornecidas noções de sintomas de infartos e acidente vascular cerebral (AVC), além de treinamentos com manobras de massagem cardíaca e desobstrução das vias aéreas em caso de engasgo (OVACE).

O treinamento foi dividido em duas partes. Na teórica, foram abordados conceitos essenciais do Suporte Básico de Vida e valores de referência de sinais vitais. Na etapa prática, os alunos treinaram técnicas aprendidas com simulações realísticas e verificação de sinais vitais.

WhatsApp_Image_2025-08-28_at_15.46.541.jpeg

Foto: Divulgação SES

Inclusão e conhecimento

A presidente da Associação Amigo Down, Vivian dos Santos Beuttemmüller, agradeceu a parceria e destacou que a ação colabora para a inclusão da pessoa com deficiência. “É uma oportunidade de levar conhecimento para os associados, para a pessoa com deficiência e seus familiares para que possam atuar da maneira correta em casos de emergência”, afirmou. Além dos alunos, a equipe do EducaSAMU também realizou uma capacitação com os profissionais da Associação Amigo Down, levando conhecimento sobre primeiros socorros.

A turma de alunos participou ativamente da ação. A aluna Fabiana, de 39 anos, contou que aprendeu a ajudar as pessoas a não se afogar, além de fazer massagem cardíaca. “Estou bem animada. Faço questão de ajudar”, contou. Isadora gostou de aprender com os colegas a “ajudar o coração”. Ela também destacou que agora já sabe quando deve ligar para o SAMU.

O EducaSAMU tem a meta de instruir crianças e adolescentes sobre como e quando realizar acionamento do serviço 192, elucidar sobre os riscos e transtornos gerados pelos trotes e como identificar situações emergenciais, como AVC e infarto. O projeto está presente em todas as regiões do estado por meio de Educadores que levam até as escolas informações de forma gratuita.

 

Com informações: Assessoria de Comunicação FAHECE