A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta quinta-feira, 22, em Tubarão, uma importante oficina voltada ao Planejamento Regional Integrado (PRI) e ao Plano de Ação Regional (PAR) na Macrorregião Sul de Saúde. Este sétimo encontro Macrorregional realizado no estado de Santa Catarina, integra as regiões do Extremo Sul, Carbonífera e Laguna, abrangendo representações dos 45 municípios que compõem a Macrorregião Sul.
Foto: Divulgação
A iniciativa faz parte do processo de elaboração do Plano Estadual da Rede Materno-Infantil, visando fortalecer a organização e a integração dos serviços de atenção à saúde materno-infantil na região.
“O encontro é fundamental para que as partes interessadas na macrorregião possam discutir estratégias para preencher lacunas de serviços, promovendo uma gestão mais eficiente da rede de atenção à saúde, garantindo maior acesso aos cuidados e uma assistência mais humanizada”, explica a diretora de Atenção Primária à Saúde da SES, Ângela Blatt Ortiga.
Foto: Divulgação
A oficina foi coordenada pelas Diretorias de Atenção Primária à Saúde e de Regionalização e Planejamento da SES, com o apoio da Diretora de Vigilância Epidemiológica, das Gerências Regionais de Saúde e em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS) e a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS/SC).
De acordo com a Deliberação CIB nº 121/2025, nesta segunda fase, o PRI tem como foco principal a modelagem da Rede de Atenção Materno-Infantil, articulada aos Planos de Ação Regionais (PAR) da Rede de Atenção Materno-Infantil/Rede Alyne. O objetivo central é qualificar e integrar os serviços relacionados à gestação, parto, puerpério e infância, promovendo uma atenção à saúde mais eficiente, humanizada e acessível em todo o território catarinense.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: