Equipes do SAMU participam de simulado de preparação para desastres naturais em Blumenau

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) participaram, neste sábado, 5, de um simulado de preparação para desastres, em Blumenau. A atividade envolveu a população local e as equipes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) com o objetivo de testar a resposta conjunta em caso de eventos associados a deslizamentos de terra.

samu54634921396_b47f59c4e0_o.jpg

Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau

O exercício faz parte de um treinamento interinstitucional voltado à preparação de profissionais para atuação em situações de emergência com múltiplas vítimas, comuns em cenários de catástrofes naturais, especialmente durante o período de chuvas intensas.

O objetivo é melhorar o tempo de resposta e a coordenação entre as equipes, avaliar procedimentos de segurança e resgate de vítimas em áreas de difícil acesso, além de identificar pontos que precisam ser aprimorados. O exercício ocorreu em uma área previamente isolada no bairro Nova Esperança, local que apresenta situações de alto perigo ou risco por ter registros recorrentes de deslizamentos. O treinamento ainda contou com a presença do Corpo de Bombeiros Militar, batalhão de Operações Aéreas(BOA), Polícia Militar, Exército, entre outros órgãos.

54634920911_d2bfcd89f5_osamu.jpg

Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau

Ações como esta são essenciais para reduzir o impacto de catástrofes naturais e salvar vidas. “Nossos profissionais estão mobilizados para enfrentar qualquer obstáculo. O atendimento chega para ajudar e apoiar as vítimas dos desastres climáticos. O SAMU está preparado para proteger e servir a população, em qualquer circunstância”, destaca o Superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca.

Durante o simulado, as equipes atuaram em uma situação fictícia de deslizamento de encosta, com resgate de vítimas sob escombros em edificação parcialmente destruída. O SAMU atuou na estabilização dos pacientes e ofereceu transporte seguro aos hospitais de referência, seguindo os protocolos estabelecidos para grandes desastres.

Santa Catarina é um dos estados brasileiros mais afetados por deslizamentos de terra, especialmente em regiões de encosta e áreas urbanas vulneráveis. Por isso, a preparação técnica e a integração entre os serviços de emergência são considerados pilares fundamentais da política de gestão de riscos e desastres.

O simulado também foi acompanhado por representantes da Defesa Civil de Blumenau, que observaram o desempenho das equipes e reforçaram a importância da prevenção e da atuação coordenada diante dos eventos climáticos extremos que têm se tornado cada vez mais frequentes.

 

Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no Instagram @saude.sc