Governo do Estado adquire e distribui mais de 540 aparelhos de ar-condicionado para hospitais e unidades regionais

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está distribuindo 545 aparelhos de ar-condicionado, com funções quente e frio, nos hospitais da rede própria e Gerências Regionais de Saúde (Gersas). A ação integra o plano do Governo do Estado de melhorar a infraestrutura hospitalar e ampliar a qualidade do atendimento oferecido à população. O investimento total foi de R$ 1.158.592,00.

LEO_6804.jpg

Foto: Leo Munhoz/ Secom GovSC

“Estamos seguindo a determinação do governador Jorginho Mello. Desde 2023, muitas unidades hospitalares estão passando por grandes transformações, incluindo obras, revitalizações e o recebimento de equipamentos essenciais. Desta vez, estamos realizando a importante entrega destes aparelhos de ar-condicionado, que beneficiarão diretamente tanto pacientes, garantindo mais conforto, quanto servidores, que terão melhores condições de trabalho”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

TKA_6891.jpg

Foto: Thiago Kaue/ Secom GovSC

Uma das unidades contempladas é o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, referência no atendimento pediátrico. A unidade possui diversas especialidades, como Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Onco-hematologia e Terapia Intensiva.

“A instalação de ar-condicionado no hospital está em andamento. O aparelho é extremamente benéfico para os pacientes, pois melhora a qualidade do atendimento, auxilia na recuperação, proporciona conforto e previne infecções. É fundamental ter uma temperatura adequada, principalmente nos dias mais quentes. Sabemos que, quanto maior o calor, maior a tendência de proliferação de bactérias”, afirma a diretora do HIJG, Maristela Cardoso.

O processo de instalação priorizará as áreas de maior necessidade e urgência. “Os aparelhos serão instalados em hospitais e áreas prioritárias, substituindo equipamentos antigos e atendendo a locais com déficit. A prioridade é a instalação imediata, começando pelas unidades com maior demanda. É um investimento significativo, considerado histórico para a saúde pública”, explica Ademilson Hames, gerente de Patrimônio em exercício da SES.

LEO_6876.jpg

Foto: Leo Munhoz/Secom GovSC

Unidades Contempladas

Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), Florianópolis
Maternidade Carmela Dutra (MCD), Florianópolis
Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), Florianópolis
Hospital Nereu Ramos (HNR), Florianópolis
Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), Florianópolis
Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes (HRSJ), São José
Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), São José
Instituto de Psiquiatria (IPQ), São José
Hospital Santa Teresa (HST), São Pedro de Alcântara

Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), Joinville
Maternidade Dona Catarina Kuss (MDCK), Mafra


Gerências Regionais de Saúde (GERSA) localizadas nos municípios: Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Mafra, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

 

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no Instagram @‌saude.sc