Governo do Estado pactua abertura de 322 novos leitos clínicos e 170 de UTI

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), pactuou a abertura de 322 novos leitos clínicos e 170 novos leitos de UTI em todas as regiões de Santa Catarina. As unidades foram ampliadas ou estão em processo de ampliação nos últimos 30 dias, em um esforço adicional das equipes estaduais em aumentar a rede de atendimento aos pacientes de Covid-19. Desde o início da pandemia, o número de leitos públicos de terapia intensiva foi ampliado em mais de 160%, ultrapassando os 1,5 mil leitos de UTI.

Sala hospitalar vazia com seis leitos equipados, posicionados em fileiras paralelas. As camas têm estrutura ajustável, colchões azuis escuros e estão conectadas a painéis com saídas de oxigênio e outros dispositivos médicos fixados na parede. O ambiente é limpo, bem iluminado e possui piso claro, refletindo um espaço preparado para receber pacientes.

 Foto: Julio Cavalheiro/Secom

“Nossas ações não se baseiam apenas em ampliação de leitos, mas essa é uma frente importante do trabalho. Temos percorrido todas as regiões do Estado e conversado com os gestores hospitalares. Fizemos um esforço de abrir novos leitos e estamos assegurando recursos para que permaneçam abertos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Tabela com o título 'Novos leitos UTI' mostra a ampliação de unidades de terapia intensiva em diversos municípios de Santa Catarina durante a pandemia de COVID-19. Chapecó lidera com 49 novos leitos no Hospital Regional do Oeste. Outros municípios incluem Concórdia, Criciúma, Florianópolis (com três hospitais), Gaspar, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville (com dois hospitais), São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê. O total de novos leitos é 170. A imagem contém o logotipo do Governo de Santa Catarina na parte inferior.

A SES repassou até dezembro de 2020 mais de R$ 85,1 milhões adicionais para a rede de hospital filantrópica catarinense, além de outros R$ 17,1 milhões para a habilitação de novos leitos. Há ainda um esforço para repasses para a compra de insumos e abastecimento das unidades com ventiladores pulmonares e monitores, Kits de intubação e outros medicamentos.

Tabela com o título 'Novos leitos clínicos' apresenta a ampliação de leitos em hospitais de diversos municípios de Santa Catarina devido à pandemia de COVID-19. Entre os destaques, Chapecó teve o maior aumento com 50 leitos no Hospital Regional do Oeste, seguido por Concórdia com 35 leitos no Hospital São Francisco e São Joaquim com 30 leitos no Hospital de Caridade Coração de Jesus. A tabela inclui outras cidades como Florianópolis, Xanxerê, Guaramirim, Mondai, Modelo e muitas outras. O total de novos leitos clínicos somados é 322. A imagem traz o logotipo do Governo de Santa Catarina na parte inferior.

Informações adicionais para a imprensa
Júlia Pitthan
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3665-3027
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC