Governo do Estado pactua novos leitos de UTI para a região Oeste

O Governo do Estado segue com o reforço das medidas de enfrentamento à pandemia no Oeste catarinense. O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes, esteve nesta segunda-feira, 1º, na região para deliberar ações de combate à Covid-19. As reuniões ocorreram em Chapecó e Xanxerê, com pactuação de 20 novos leitos de UTI para o Hospital Regional do Oeste.

Reunião em uma sala com nove pessoas sentadas ao redor de uma mesa retangular, todas usando máscaras. Uma das pessoas, vestindo colete da Secretaria de Estado da Saúde, fala enquanto os demais escutam. A sala é clara, com parede branca e janelas ao fundo.

Foto: Divulgação

Pela manhã, acompanhado da coordenadora da Macrorregião de Chapecó, Otília Rodrigues, Lencina esteve reunido com o vice-presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), Reinaldo Lopes e com o diretor do Hospital Regional do Oeste (HRO), Osmar Arcanjo de Oliveira. Na oportunidade, foram pactuados mais 20 leitos de UTI Covid-19 para a unidade, além dos 26 já pactuados na semana anterior. Foram confirmados também novos leitos clínicos, chegando ao total de 50.

Na parte da tarde, o encontro foi com o setor produtivo, com a presença de representantes da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e do conselho deliberativo do HRO. Na ocasião foi definida a forma de aplicação dos valores arrecadados pela campanha, desenvolvida pelo setor, para auxílio no combate à pandemia. De imediato serão realizadas aquisições de equipamentos, principalmente bombas de infusão, que serão disponibilizadas para o HRO e para o município.

Agenda em Xanxerê

Seguindo o roteiro de trabalho, ainda na parte da tarde Lencina se dirigiu a Xanxerê, onde esteve no Hospital São Paulo. Acompanhado do prefeito Oscar Martarello e do diretor da unidade hospital, Fábio Lunkes, visitou a estrutura hospitalar e a área onde possivelmente serão implantados os novos 10 leitos de UTI. As novas unidades de tratamento serão instaladas por meio de contrato realizado entre o hospital e empresa particular, com apoio do Governo do Estado.

Além dos leitos UTI, será realizado o remanejamento de uma ala de enfermeira, que atualmente atende a outras clínicas médicas, tornando-a específica para atendimento de pacientes com Covid-19. Os atendimentos das demais enfermidades serão redirecionados para hospitais de retaguarda. “ Com a implementação desta enfermaria, com aproximadamente 30 leitos, teremos a possibilidade de melhorar ainda mais o atendimento a esses pacientes, dando o suporte necessário”, afirmou o secretário adjunto.

 

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: portalses.saude.sc.gov.br