Governo prorroga suspensão de eletivas por 72 horas e convoca unidades filantrópicas para retomada segura

O Governo do Estado de Santa Catarina prorrogou a suspensão das cirurgias eletivas por mais 72 horas. O prazo foi definido como forma de averiguar quais unidades hospitalares mantém condições e estoques de medicamentos para uma retomada “imediata e segura”.

A portaria 487 publicada nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial do Estado prorrogou a suspensão até o próximo dia 13 de maio. E já na quarta-feira, uma reunião está agendada entre o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e os representantes as associações filantrópicas catarinenses para definir a retomada dos procedimentos.

Quatro médicos em uma sala de cirurgia com iluminação focada, observando atentamente um procedimento cirúrgico. Apenas seus rostos são visíveis, iluminados pela luz fria do centro cirúrgico, enquanto o ambiente ao redor permanece escuro.

 Foto: Mauricio Vieira/Arquivo/Secom

“É o entendimento do Governo do Estado que as cirurgias eletivas são prioridade máxima e por isso precisam ser retomadas”, afirma André Motta. “Nessa reunião da quarta-feira avaliaremos os unidades que possuam condições e medicamentos para a liberação imediata. Em relação aos demais, a SES irá buscar uma forma de manter os estoques de anestésicos e sedativos”.

O cancelamento das cirurgias eletivas em que era necessário o uso de sedativos e internações em UTI ocorreu por meio da Portaria 168, em 22 de fevereiro. A última prorrogação ocorreu com a publicação da portaria 458, no dia 30 de abril, estendendo o prazo para até esta segunda-feira, 10 de maio.

  pdf Leia a portaria 487 aqui.

 

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 99913-0316
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.saude.sc.gov.br
@saude.sc