A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), realizou o primeiro encontro entre os membros do Grupo Condutor Estadual Rede Materno-Infantil de Santa Catarina - Rede Alyne. O Estado está na primeira fase da operacionalização do programa. O grupo é fundamental nessa etapa para a articulação com as Macrorregiões de Saúde a fim de elaborar o novo modelo da Rede. O objetivo é fortalecer os pontos de atenção já existentes e sugerir a contratualização de novos pontos estratégicos, visando à qualificação da assistência no Estado.
Foto: Divulgação Ascom/SES
A equipe também participou da reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR) ampliada da Macrorregião de Saúde do Vale do Itajaí. O encontro gerou uma rica discussão com os gestores, com encaminhamentos e devolutivas que proporcionarão a oportunidade de fortalecer e qualificar o atendimento a gestantes e recém-nascidos nas macrorregiões.
A participação da área técnica nas CIRs ampliadas é fundamental para apresentar os assuntos relacionados à implantação da Rede Materno-Infantil - Rede Alyne. Esse processo envolve a análise conjunta, com os gestores, da capacidade instalada atual, a identificação de problemas nas macrorregiões e a busca por soluções, sempre com foco na redução da mortalidade materno-infantil.
Todo esse processo será detalhado no Plano Estadual da Rede Materno-Infantil de Santa Catarina - Rede Alyne, que será enviado ao Ministério da Saúde para aprovação. Após, será possível manter os serviços existentes e habilitar novos serviços em Santa Catarina.
Conforme publicado nas portarias GM/MS 5.349 e 5.350, de 12 de setembro de 2024, a primeira fase da operacionalização da Rede Materno-Infantil de Santa Catarina - Rede Alyne consiste em instituir os grupos condutores, além da análise da situação de saúde, incluindo perfil epidemiológico e capacidade instalada de ações e serviços de saúde. O próximo passo é a fase 2 com a contratualização dos pontos de atenção e, por último, a fase 3 com o monitoramento de todo o processo.
Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: