O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou o 1º Seminário Tabagismo: Impacto e Prevenção nesta terça-feira, 27. Em parceria com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), o evento reuniu profissionais da saúde, especialistas e servidores para debater os impactos do tabagismo na saúde pública e as estratégias de prevenção e cessação.
Fotos: Divulgação Ascom
Durante o encontro, foi destacado o projeto “Mais Fôlego, Mais Saúde”, iniciativa inédita no Estado voltada para apoiar servidores do hospital que desejam parar de fumar. O programa oferece acompanhamento especializado, fortalecendo a promoção da saúde no ambiente de trabalho.
“Somos a primeira unidade descentralizada de saúde ocupacional a realizar um projeto desse tipo, com acompanhamento para ajudar nossos servidores a deixarem o cigarro. Nosso objetivo é qualificar e sensibilizar os profissionais de saúde e outros participantes sobre o impacto do tabagismo, contribuindo para a criação de ambientes institucionais mais saudáveis. Também quero agradecer aos patrocinadores que apoiaram nesta iniciativa tão importante”, destacou a enfermeira do trabalho, Paula Hübner Freitas.
Conteúdo diversificado
A programação contou com palestras sobre o cigarro eletrônico, os aspectos psicológicos e tratamentos não medicamentosos, os efeitos da nicotina no cérebro e os benefícios da cessação. O evento também promoveu uma roda de conversa com ex-fumantes e encerrou com a palestra “Cigarro x Exercícios: quem controla sua respiração?”.
Entre os palestrantes estiveram o farmacêutico Lucas Fernando Camargo, a psicóloga Renata de Cerqueira Campos, a assistente social Márcia de Lagos Inácio Reis, a pneumologista Dra. Leila John Marques Steidle, o psiquiatra Dr. Tadeu Lemos e o professor de Educação Física Dr. Cícero Augusto de Souza.
Compromisso com a saúde
O seminário foi organizado pela assistente social Márcia Reis e a enfermeira do trabalho Paula Hübner Freitas, representando o HGCR, e também por Adriana Elias e Elaine Joice dos Santos, ambas da DIVE/SES.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde e do Hospital Celso Ramos em criar ambientes de trabalho mais saudáveis, fortalecendo as políticas públicas de enfrentamento ao tabagismo em Santa Catarina.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc