O Hospital Regional Ruth Cardoso (HRRC), em Balneário Camboriú, iniciou nesta semana a realização dos exames de colonoscopia e estudo urodinâmico, ampliando a oferta de procedimentos especializados para pacientes do Sistema de Regulação (Sisreg). A iniciativa integra o conjunto de melhorias implantadas após a unidade passar para a gestão do Governo do Estado.
A previsão é de que sejam disponibilizadas 30 vagas mensais para cada um dos exames, contribuindo para a redução da espera e garantindo mais agilidade no acesso ao diagnóstico e tratamento de diversas condições de saúde.

Foto: Divulgação | Hospital Ruth Cardoso
Uma das primeiras pacientes atendidas foi Maria Helena Santana, moradora de Navegantes, que realizou a colonoscopia. “Estou muito feliz, radiante. Primeiro agradeço a Deus. Eu pensei que fosse demorar mais tempo, mas foi rapidinho. Não precisei fazer o exame particular e fui chamada rapidamente para realizar o procedimento”, relata.
O diretor-geral, João Franco, destaca que a ampliação representa mais um avanço no fortalecimento da assistência prestada à população. “Estamos trabalhando para ampliar o acesso dos pacientes aos exames especializados e reduzir o tempo de espera por procedimentos importantes para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças. A implantação das colonoscopias e dos estudos urodinâmicos reforça o compromisso do hospital e do Estado em oferecer um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e resolutivo”, esclarece.
Exames especializados
A inclusão dos novos exames faz parte do processo de ampliação dos serviços especializados do HRRC, reforçando o compromisso do Governo de Santa Catarina e da Secretaria de Estado da Saúde com a qualificação da assistência e o acesso aos serviços de média e alta complexidade.
A colonoscopia permite a visualização do intestino grosso e parte do intestino delgado, sendo fundamental para a investigação de doenças intestinais, inflamações, sangramentos e para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer colorretal.
Já o estudo urodinâmico avalia o funcionamento da bexiga e da uretra, auxiliando no diagnóstico de alterações urinárias, como incontinência, retenção urinária e outras disfunções do trato urinário inferior.
Na última semana, o hospital também iniciou a realização de exames de endoscopia digestiva alta para pacientes regulados pelo Sisreg. A unidade já conta ainda com serviços de tomografia computadorizada, de raios-x e de ultrassonografia, fortalecendo a assistência diagnóstica e ampliando o acesso da população a exames essenciais.
Texto: Comunicação HRRC
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc