O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB), unidade de atendimento do Governo do Estado em São Miguel do Oeste, realiza ações periódicas de conscientização sobre a importância da higienização das mãos, promovidas pelo setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). De janeiro de 2025 a 2026, já foram capacitados 498 servidores nessas ações.

Foto: Assessoria do (HRTGB)
Os colaboradores dos setores são orientados de forma lúdica e participativa, realizando a observação direta da higienização das mãos mensalmente. Além disso, é realizada a Blitz do SCIH, uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar os profissionais quanto à higiene das mãos e cuidados com as unhas. Durante a atividade, utiliza-se uma luz fluorescente antes da higienização e luz negra após, na dinâmica conhecida como Caixa da Verdade. Em caso de falhas na higienização, aplica-se uma "multa simbólica" acompanhada de orientações educativas. Como incentivo positivo, os colaboradores “mãos limpas” recebem um selo para fixar no crachá.
Nos últimos meses também, vem sendo realizada a Observação Direta à higienização das mãos nos setores, a equipe da UTI, composta por profissionais ímpares, foi premiada como “Campeões na Higienização”. No mês de janeiro a equipe do Centro Cirúrgico, composta por profissionais pares foi premiada como “Campeões na Higienização”.
De acordo com a enfermeira do SCIH, Paula Eduarda Pagliarini, as ações têm como foco estimular mudanças de comportamento de forma recreativa. “A higiene das mãos faz parte da rotina hospitalar, especialmente no controle e combate às infecções. Com essas ações, buscamos abordar os colaboradores com humor e gentileza, promovendo a mudança de hábitos e a conscientização. Já percebemos uma redução importante nas infecções hospitalares, mas deve-se lembrar que essas ações devem ser contínuas para manter a adesão das equipes”, destacou.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso é uma unidade 100% Sistema Único de Saúde (SUS), referência em oncologia, alta complexidade e porta de entrada para urgência e emergência, administrada pelo Instituto Santé. Uma instituição pública que demonstra que é possível unir gestão eficiente, qualidade assistencial e humanização no cuidado ao paciente.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc