Lacen apresenta ações implementadas em 2020

O ano de 2020 trouxe grandes desafios para a saúde pública devido a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). O Laboratório Central (Lacen), que atua há 69 anos no diagnóstico laboratorial de doenças infectocontagiosas entre outras atividades, exerceu importante papel com a realização de 405.156 testes de RT-PCR - exame coletado por meio de um swab (“cotonete”) - considerado padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19.

Mão com luva azul segura um tubo de ensaio com tampa laranja, utilizado para coleta de amostras em testes laboratoriais.

Os exames são enviados ao Lacen dasr Unidades de Saúde de toda Santa Catarina, principalmente de hospitais e centros de triagem. Os colaboradores do Lacen se uniram em uma força-tarefa para processar os exames de diagnóstico da covid-19 com agilidade e eficiência.

Para absorver o aumento da demanda, foram necessárias reestruturações logísticas em relação às amostras, processos e de pessoal, conforme explica Darcita Buerger Rovaris, gerente de Biologia Médica do Lacen. “Ampliamos a área de triagem das amostras, realizamos a produção e/ou distribuição de 491.129 kits de coleta que foram enviados aos municípios e, além disso, aquisição de equipamentos com tecnologia avançada, essa última com recursos da Secretaria de Estado da Saúde e apoio do Ministério da Saúde”.

Os laboratórios regionais do Lacen, localizados em pontos estratégicos no Estado, somam esforços participando efetivamente da realização da fase pré-analítica, que consiste na preparação do paciente, coleta, manipulação e armazenamento, ou seja, engloba todas as atividades que precedem o ensaio laboratorial. Já o Lacen da Regional de Joaçaba teve uma ampliação do Laboratório de Biologia Molecular, absorvendo a demanda de parte da população do Oeste do Estado.

A equipe técnica formada por 135 colaboradores foi ampliada com a contratação de 25 novos colaboradores. “Além disso, voluntários da área da saúde, entre eles profissionais de instituições e estudantes colaboraram com seus serviços. Empresas e pessoas físicas doaram equipamentos, insumos e Equipamento de Proteção Individual (EPI) para uso dos colaboradores”, cita a gerente Darcita.

O Lacen também conta com o apoio de grandes parceiros para agilizar o processamento de testes para detectar a Covid-19 dos municípios catarinenses: a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Concórdia; o Hospital Universitário (HU), de Florianópolis; e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).

Além disso, desde o mês de julho, quando a epidemia chegou ao seu maior pico, parte da rotina foi encaminhada para plataformas de processamentos criadas pelo Ministério da Saúde, nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. “Essas plataformas são laboratórios criados pelo Governo Federal para dar apoio técnico na realização de exames excedentes à capacidade dos laboratórios centrais. Toda a logística de transporte aéreo e terrestre também foi disponibilizada pelo Governo Federal”, destaca Darcita Rovaris.

A equipe do Lacen segue trabalhando incansavelmente em turnos que se estendem até a madrugada para atender a demanda e os anseios da população, com profissionalismo e comprometimento.

Mão com luva azul manipula tubos de ensaio transparentes dispostos em um suporte metálico dentro de um laboratório.

Mais informações para a imprensa:

Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.saude.sc.gov.br