O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, celebrou neste dia 28 de janeiro 70 anos de história, marcando sete décadas de uma trajetória dedicada ao cuidado com a vida, à assistência em saúde e ao atendimento humanizado.

Foto: Divulgação Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
Inaugurado oficialmente em 1956 com vocação para a maternidade, o Hospital Marieta acompanhou o crescimento de Itajaí e da região da AMFRI, ampliando serviços, especialidades e estrutura ao longo das décadas. Atualmente, atende mais de 93% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, após a entrega completa do Complexo Madre Teresa, em 2025, consolidou-se como o maior hospital público de Santa Catarina com 590 leitos ativos. A obra foi realizada pelo Governo do Estado, com investimento superior a R$ 134,6 milhões.
Ao longo de sua trajetória, o Hospital Marieta tornou-se referência em média e alta complexidade e protagonizou importantes avanços assistenciais. Entre as principais ações, destaca-se a abertura do primeiro Centro de Neonatologia e o título nacional de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde com apoio da Unicef, reconhecendo o incentivo e a proteção ao aleitamento materno. A entidade iniciou a captação de órgãos, estreou o INCOR e passou a oferecer atendimento em cardiologia de alta complexidade, auxiliando na assistência aos pacientes que se deslocavam para outros estados, consolidando-se como Centro de Referência em Cardiologia pelo SUS.
A instituição ampliou sua atuação em Ortopedia e Traumatologia, passou a contar com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), habilitada para a realização de quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e cirurgias oncológicas, além de tornar-se credenciada para transplantes de córneas.

Foto: Divulgação Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
Com a construção e inauguração total do Complexo Madre Teresa, o hospital ampliou sua estrutura, contando com 60 leitos de UTI adulto, dez de UTI neonatal, oito de UCI, Centro de Parto Normal, leitos de internação clínica, cirúrgica e obstétrica, salas cirúrgicas, Centro de Diagnóstico por Imagem, salas de hemodinâmica, além de ser porta de entrada para urgência e emergência e manter programas de residência médica em diversas especialidades.
Nos últimos anos, a entidade conquistou importantes reconhecimentos. Em 2024, alcançou a liderança estadual em doação de órgãos e tecidos e, em 2025, recebeu a Acreditação Hospitalar ONA – Nível 1, certificação que atesta o compromisso com a segurança do paciente e a qualidade assistencial.

Foto: Eduardo Valente/GovSC
Atualmente, o Hospital Marieta segue em processo de melhorias, com obras de ampliação da recepção do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. O recurso viabilizado pelo Estado tem como objetivo aprimorar a infraestrutura e otimizar o fluxo de atendimento da unidade.
Como forma de celebrar seus 70 anos de história, o Hospital Marieta lançou um livro comemorativo, que resgata a trajetória da instituição desde a sua fundação, destacando momentos marcantes e a evolução do cuidado em saúde ao longo das décadas. A obra foi escrita pelo padre Eder Claudio Celva e pelo professor Edison d’Ávila e reúne relatos históricos, registros documentais e memórias que ajudam a contar a importância do hospital para Itajaí, para a região da AMFRI e para a saúde pública de Santa Catarina. As comemorações também incluíram a realização de uma missa e um jantar comemorativo, reunindo autoridades, colaboradores e convidados.

Foto: Divulgação Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
Pontos marcantes da história do Hospital Marieta
1979 (12 de março) – Inauguração do segundo prédio, de frente para a Rua Marcos Konder, pelo então governador Antônio Carlos Konder Reis
1985 (3 de janeiro) – Início da administração pelas Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (Rede Madre)
2002 – Inauguração do primeiro Centro de Neonatologia
2002 – Reconhecimento nacional como Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde com apoio da Unicef
2005 – Início da captação de órgãos e inauguração do INCOR, com atendimento em cardiologia de alta complexidade
2006 – Habilitação em Ortopedia e Traumatologia
2008 – Criação da Unacon – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, habilitada para quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e cirurgias oncológicas
2011 – Credenciamento para transplantes de córneas
2012 – Início da construção do Complexo Madre Teresa
2013 – Fundação da Associação Madre Teresa, reunindo empresários, funcionários e comunidade
2024 – Liderança estadual em doação de órgãos e tecidos
2025 – Inauguração completa do Complexo Madre Teresa
2025 – Hospital Marieta torna-se Centro de Referência em Cardiologia pelo SUS
2025 – Conquista da Acreditação Hospitalar ONA – Nível 1
Com informações: Comunicação Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc