
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC) informa que, no dia 29 de dezembro de 2025, uma passageira de um navio de cruzeiro que se encontrava na costa catarinense foi retirada da embarcação, com suspeita clínica inicial de meningite.
A paciente foi transportada com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital Bom Jesus dos Passos, em Laguna, onde foi avaliada, medicada e submetida à investigação diagnóstica, com realização de exames laboratoriais e coleta de líquor cefalorraquidiano.
Em 30 de dezembro, os exames iniciais confirmaram meningite bacteriana. Em função do uso prévio de antimicrobianos, não foi possível naquele momento a identificação do agente etiológico. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN-SC) para exames complementares.
Nesta terça-feira, 31 de dezembro, o LACEN-SC confirmou tratar-se de meningite meningocócica.
A paciente foi posteriormente transferida, a pedido da família, para o Hospital do Coração, no município de Balneário Camboriú, onde permanece internada, em isolamento, recebendo tratamento adequado.
O caso vem sendo acompanhado pelas autoridades sanitárias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está conduzindo as ações relacionadas aos contatos no navio de cruzeiro, conforme os protocolos vigentes. O familiar que acompanhava a paciente já realizou a quimioprofilaxia indicada. A Vigilância Epidemiológica de Camboriú será responsável pelo acompanhamento dos contatos no município.
A SES-SC informa que o atendimento ocorreu de forma oportuna e segue monitorando a situação.