Nova sala de atividades do IPq qualifica tratamento de pacientes

Com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento, o Instituto de Psiquiatria (IPq) de Santa Catarina, em São José, colocou em funcionamento a Sala de Atividades para pacientes de curta permanência.  A reforma foi possível com recursos próprios da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Após dois meses da inauguração, a unidade já constatou enormes benefícios no tratamento e convivência dos quase 200 internados nessa condição. 

Segundo o diretor do IPq/SC, psiquiatra Henrique Marques Fogaça, o local foi preparado para acolher e socializar os pacientes que são internados apenas para um tratamento específico. “Em pouco tempo, identificamos que o novo espaço já possibilitou uma melhor ambiência aos pacientes, melhor integração entre eles, melhor adesão ao tratamento, melhor aceitação da internação, além da diminuição de sintomas ansiosos”, explica.

tabela 3

Na sala, eles participam de grupos operativos, oficinas terapêuticas, sessão de cinema, assembleias e outras atividades que contribuem para seu tratamento. O espaço tem capacidade para atender cerca de 30 pacientes por vez.

A unidade, referência em psiquiatria em Santa Catarina, conta com uma estrutura preparada para atender emergências psiquiátricas 24 horas, além das unidades de internação, totalizando 193 leitos agudos e quase 100 moradores.

O Instituto possui especialidades clínicas de Psiquiatria, Neurologia e Clínica Geral. Também conta com serviços de apoio à diagnose e terapia como a Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Radiologia, Terapeuta Ocupacional e Educador Físico. São mais de 35 profissionais médicos no corpo clínico e mais de trezentos funcionários.

Uma das unidades mais antigas do Estado, pelo IPq já passaram em oito décadas mais de 80 mil pacientes hospitalizados, e contando os seus familiares igualmente atendidos, chega a mais de 200 mil o número de pessoas beneficiadas com os serviços prestados pela instituição.