Paciente transferida do AM agradece em guardanapo de papel por atendimento no Hospital Nereu Ramos

Uma das pacientes diagnosticadas com Covid 19 transferidas de Manaus para Santa Catarina deixou uma carta para servidores do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, assim que recebeu a alta médica.

Mulher usando máscara e roupa hospitalar azul-claro está sentada em um tronco no gramado, segurando uma folha de papel parcialmente dentro de um saco plástico. Ela parece estar lendo ou analisando o conteúdo. Ao fundo, há vegetação e um prédio branco com janelas.

Ana Simone Assunção, escreveu o agradecimento em um guardanapo de papel e entregou ao corpo clínico Ela embarcou para o Amazonas na noite desta quarta-feira, 10, em voo custeado pelo Ministério da Saúde após dez dias internada na unidade catarinense. Ela chegou a Florianópolis na madrugada de domingo, 31 de janeiro, em jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) por conta da grave crise enfrentada no estado amazonense, com o sistema de saúde colapsado e falta de insumos para o tratamento da Covid.

Na carta, Ana deixou um agradecimento pela atenção dedicada pela equipe do Nereu Ramos. “Confesso que estava um pouco assustada mas confiante de que tinha feito a melhor escolha ao vir para cá”, escreveu. “Nunca tinha visto tanta empatia e preocupação com o ser humano”.

No guardanapo ela ainda deixou os contatos para os funcionários e disse que um dia espera retornar a encontrá-los. “Quem sabe um dia voltaremos a nos ver, quando eu voltar a passeio em Santa Catarina ou quando forem a Manaus comer um tambaqui assado com, tucupi e farinha. Minha casa é humilde, mas é como um coração de mãe”, afirmou. “Aos médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, técnicos, meninas da limpeza e da cozinha, minha eterna gratidão. Não saberei o nome de todos que passaram por aqui, mas quero agradecer a cada profissional de excelência que conheci e que passei a ter a honra de compartilhar o meu dia. Muito obrigada”.

A ação humanitária criada para atender aos pacientes de Manaus foi deflagrada no final de janeiro. De acordo com o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, a ajuda foi possível devido ao planejamento da SES e do Governo do Estado, que proporcionou o incremento da oferta de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 no estado em mais de 160%.

Outros oito pacientes seguem internados no estado, incluindo um na UTI do Nereu Ramos. Nesta quinta-feira, a paciente Ruth Vieira de Araújo será terceira a retornar para casa, em Manaus.

Carta manuscrita escrita por uma paciente de Manaus-AM, datada de 3 de fevereiro de 2021. No bilhete, ela expressa gratidão à equipe médica de Santa Catarina pela atenção, dedicação e acolhimento que recebeu durante um momento difícil. Diz ter se sentido assustada, mas confiante por ter escolhido estar ali, e destaca nunca ter visto tanta empatia e preocupação com o ser humano.

Segunda parte da carta manuscrita de uma paciente de Manaus-AM, agradecendo aos profissionais de saúde de Santa Catarina. Ela expressa gratidão a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, equipe da limpeza e cozinha, chamando-os de “anjos” preparados por Deus. Agradece também à fisioterapeuta e ao profissional chamado Estefano pelo carinho e cuidado, afirmando que não tem palavras para agradecer.

Terceira parte da carta manuscrita de agradecimento de uma paciente de Manaus-AM, que elogia a equipe médica chamando-a de “nota mil” e agradece por todo o cuidado recebido. Deseja bênçãos de Deus para cada profissional e suas famílias. Diz que é evangélica e gostaria de incluir os nomes dos profissionais em suas orações. Finaliza com esperança de reencontro, convidando para um tambaqui assado com tucupi e farinha, típico da sua terra.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.saude.sc.gov.br