
Foto: Gabriela Ressel
A última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), do ano de 2025, realizada nesta quinta-feira, 11, contou com a presença de mais de 80 pessoas e tratou de avanços importantes na expansão de serviços de saúde em Santa Catarina. Participaram o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, secretária-adjunta Cristina Pires Pauluci, secretário de Saúde de Concórdia e vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SC), Rudinei Zanella, gestores da estaduais e municipais, técnicos e profissionais da saúde de todo o Estado. O encontro foi realizado na sede do Cosems.
“A CIB é um espaço importante, mensal para discutirmos a saúde pública em todas as regiões do estado. Nesse encontro pactuamos novos fluxos de regulação, unidades do Samu, habilitações e outras ações importantes. Mas precisamos focar nas discussões de revisão do Teto de Média e Alta Complexidade, pois a recomposição MAC em SC está atrasada há muito tempo. Também quero fazer um alerta para a situação da dengue que teve um aumento dos focos e o tempo está propício para isso. Esse momento, de parceria e diálogo com os municípios é fundamental para seguirmos construindo política pública de saúde em Santa Catarina”, destaca o secretário Diogo Demarchi.
Durante a reunião, membros do Cosems pactuaram melhorias na Regulação do Estado, para atender de forma mais eficiente os pacientes do SUS. Entre elas, incremento financeiro de cirurgias endovasculares e neurovasculares; novo fluxo de regulação unificada para pacientes potencialmente graves; revisão de Deliberação 66/2018 para que a unidade hospitalar passe a inserir a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) no Sistema de Regulação (Sisreg).
“A inserção da AIH pelo hospital é muito importante para nós, pois evita que paciente fique com o documento, não dando encaminhamento no município e assim o paciente não é inserido na lista de espera por cirurgias eletivas. Isso também dará celeridade nas ações internas dos hospitais”, explica o gestor estadual.
Para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram aprovadas três Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios de Entre Rios, Xaxim e Campo Erê. Também foi aprovada a transferência da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Tijucas para São João Batista, conforme solicitação da Comissão Intergestores Regionais da Grande Florianópolis.
Ainda foram aprovadas a ampliação da Trombectomia Mecânica no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, (Lages). Junto com outras três unidades, os pacientes que necessitam desse procedimento pelo SUS são atendidos. Essa descentralização foi possível por meio da habilitação estadual implantada pela SES. Também foi aprovada a habilitação de 16 leitos de Hospital Dia na Unidade de Ponte Serrada.
Ainda foram deliberados os temas: competência dezembro/2025 da Programação Pactuada e Integrada (PPI); encontro de contas de alta complexidade em oncologia, ortopedia, neurologia e cardiologia, competência setembro/2025; encontro de contas das cirurgias eletivas, competência setembro/2025; entre outros assuntos que constam no site da www.saude.sc.gov.br .
Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc