Saúde Estadual presta contas em audiência pública na Alesc

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentaram nesta quarta-feira, 24, o relatório de prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2020, em Audiência Pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Tela de televisão exibe uma videoconferência com 13 participantes, todos com trajes formais ou de trabalho, alguns usando fones de ouvido e outros com máscaras. A reunião, datada de 24/02/2021, é uma audiência pública da Comissão de Saúde, conforme indicado na faixa verde na parte inferior da tela. O evento está relacionado à prestação de contas na área da saúde.

Durante a reunião, o Secretário Adjunto de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes explicou sobre as ações adotadas para o conter o avanço da pandemia. Coube ao Superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, abordar a situação da vacinação no Estado. Inclusive, nesta quarta-feira, Santa Catarina já começou a distribuição de novas doses de vacina aos municípios.

Macário revelou que a SES pedirá ao governador que faça contato com a Pfizer para comprar vacinas da empresa caso o imunizante não seja incluído no Programa Nacional de Imunização (PNI). “Há entendimento técnico de que a responsabilidade do PNI é do governo federal, mas temos que ter planos B, C e D para garantir a imunização. Espero que o governo cumpra seu papel, mas o governador Carlos Moisés anunciou R$ 300 milhões para compra de vacinas”, afirmou.

O Secretário Adjunto Alexandre Fagundes reforçou que existe uma preocupação com a situação e que esse momento é muito grave para o Estado de Santa Catarina. “Mostramos todas as ações realizadas e deixamos claro o papel do Governo para garantir assistência e atendimento a todos os catarinenses”, completou.

Fagundes lembrou que o Governo de Santa Catarina tem empenhado esforços para oferecer toda a assistência à população em meio ao avanço da pandemia de Covid-19. Como resultado, nos últimos dias, o Executivo estadual, por meio da SES, pactuou a ampliação de 110 novos leitos de terapia intensiva em diversas regiões catarinenses e abriu 165 novos leitos clínicos de retaguarda Covid-19 no Oeste.

Ao final da reunião, a Alesc decidiu criar um grupo de trabalho para intensificar a participação do Parlamento nas ações de combate ao coronavíris. O objetivo do Legislativo é unir esforços nas instâncias já criadas pelo Governo do Estado e SES para definir a estratégias em um ano de enfrentamento à pandemia. O grupo será coordenado pela deputada Ada de Luca (MDB), que protocolou o requerimento sugerindo a ação.

Secretário André Motta em Brasília

Para verificar as demandas das regiões, o Secretário da Saúde André Motta Ribeiro visitou várias unidades hospitalares e municípios, entre eles Chapecó, São Miguel do Oeste, Jaraguá do Sul e Blumenau, na última semana.

Nesta quarta-feira, Motta Ribeiro cumpre agenda em Brasília. Pela manhã, esteve no Ministério da Saúde (MS) para cobrar uma posição oficial sobre calendário de vacinas e quantitativos enviados aos Estados. Também apresentou pedido de aumento da oferta pelo MS para o Estado de testes de antígeno (1.100.000 testes) para entrega imediata. Ele ainda participará de reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

 

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.saude.sc.gov.br