
Fotos: Divulgação Ascom/SES
A Gerência Regional de Saúde (Gersa) de Lages realizou, recentemente, a 5ª edição da Oficina Regional de Vigilância do Óbito. O evento ocorreu no auditório da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e contou com a participação de aproximadamente 100 profissionais da região, incluindo interlocutores municipais do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), médicos da Atenção Primária à Saúde e representantes de instituições hospitalares da Serra Catarinense.
O objetivo do encontro foi aprimorar a qualidade das informações de mortalidade na região, elevando a completude e a precisão das Declarações de Óbito (DO). Dessa forma, busca-se fortalecer a produção de dados essenciais para o planejamento de ações em saúde.
A condução do encontro ficou a cargo do Dr. Yuri Figueiredo, médico pediatra, codificador e integrante da equipe de Vigilância dos Óbitos da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e do Centro de Pesquisa em Mortalidade e Informação em Saúde (Cepomif). Ele abordou aspectos técnicos e práticos relacionados ao correto preenchimento da Declaração de Óbito, contribuindo para a qualificação das informações.
Segundo Anna Scoz, interlocutora regional do SIM, “a oficina representa um importante momento de aprendizado e integração entre os municípios, fortalecendo o compromisso com a qualidade das informações em saúde. A qualificação das Declarações de Óbito reflete diretamente na compreensão dos indicadores de saúde e no direcionamento de ações de prevenção e promoção da saúde na região”.

Estiveram presentes na abertura do evento a gerente regional de saúde, Nalu Julio, e a secretária municipal de Saúde de Lages, Susana Zen. Ambas destacaram a importância do fortalecimento da integração entre os níveis de atenção e as instituições de saúde, visando à melhoria contínua na qualidade dos dados e na assistência prestada à população.
A iniciativa foi promovida por meio da Interlocução Regional do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), em parceria com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Lages.
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc