A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta semana, uma capacitação voltada à Imunização, abordando temas como vigilância de cobertura vacinal, sistemas de informação e indicadores de imunização. Viabilizado pelas Gerências Regionais de Saúde de Tubarão e de Araranguá, o treinamento reuniu 31 responsáveis pela imunização dos municípios pertencentes à região Sul de Santa Catarina.
Foto: Divulgação Ascom/SES
“O objetivo do encontro foi capacitar os profissionais de saúde para o monitoramento e a avaliação dos painéis do sistema de informação de imunização, dos indicadores e a investigação dos determinantes ou fatores de risco de transmissão de doenças imunopreveníveis em determinada população-alvo (vigilância de cobertura vacinal), fornecendo subsídios para o diagnóstico da situação vacinal e adoção de intervenção oportuna”, explica Chaiane Natividade de Souza Gonçalves, chefe da Divisão de Imunização da DIVE.
A vacinação é o meio mais seguro de prevenção de algumas doenças infecciosas e tem a melhor relação custo/benefício da saúde pública. Além da proteção individual, também oferece proteção coletiva e indireta para indivíduos que não podem ser vacinados.
Atualmente, o Estado de Santa Catarina oferece 20 vacinas nas salas de vacinação que constam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). As mesmas são oferecidas para crianças, adolescentes, adultos e idosos, conforme calendário vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
Acesse aqui o calendário de vacinação.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc