Segurança do Paciente: Saúde SC reforça compromisso com o cuidado neonatal e pediátrico

O Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, reforça a importância de garantir cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança atendidos nas instituições de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem promovido avanços na assistência aos pacientes, assegurando atendimento qualificado e seguro nos hospitais que atendem pelo SUS. 

RTR_6836_RN_capa.jpg

Foto: Arquivo Secom/GOVSC

Ao longo deste mês, a Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (CESP), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da SES, realiza uma série de ações e webpalestras voltadas aos profissionais de saúde de todo o estado. Além disso, hospitais da rede estadual têm promovido capacitações internas para seus servidores.

“A CESP, em parceria com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, tem atuado na redução dos eventos adversos graves na atenção obstétrica, uma vez que as complicações de saúde do recém-nascido estão, em grande parte, relacionadas às complicações maternas. Como área de vigilância em saúde, entendemos que o conjunto de boas práticas em toda a rede de atenção, especialmente nos serviços obstétricos, impacta diretamente na promoção de um cuidado seguro ao recém-nascido”, destaca Adrielly Nunes, coordenadora da CESP/SC.

Com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chama a atenção para a vulnerabilidade dessa faixa etária frente aos riscos e danos decorrentes de cuidados inseguros, reforçando a necessidade de ações que elevem a qualidade da assistência prestada.

Em Santa Catarina, a CESP atua de forma contínua junto aos núcleos de segurança dos serviços de saúde. O objetivo é aprimorar práticas em todos os níveis de atenção e processos, visando minimizar riscos e proteger os pacientes. Hoje, a Segurança do Paciente é o principal eixo orientador da cultura de segurança nos hospitais, resultado do comprometimento da gestão, das competências da equipe assistencial e também do envolvimento do próprio paciente. 

Destaque na segurança do paciente

Santa Catarina alcançou primeiro lugar no ranking nacional como o estado que mais avaliou a cultura de segurança do paciente nos hospitais em 2025, segundo relatórios preliminares da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Buscando ampliar a participação de todos os hospitais — públicos, filantrópicos ou privados —, a CESP reforça a importância da Avaliação da Cultura de Segurança nos Hospitais. As inscrições estão abertas até 31/12/2025, no endereço https://csp.qualisaude.telessaude.ufrn.br/ .

Outro destaque é a pesquisa de Avaliação de Práticas em Segurança do Paciente em Hospitais com UTI. Em 2024, Santa Catarina alcançou 92% de adesão: dos 75 hospitais convidados, 69 participaram da avaliação. Esses resultados demonstram o empenho das instituições e o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da CESP, em monitorar, apoiar e estimular os serviços de saúde a oferecer uma assistência cada vez mais segura e de qualidade.

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nos siga no instagram @saude.sc