Fotos: Divulgação
O Aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Blumenau, completa 10 anos de atuação levando socorro rápido e especializado a quem mais precisa, em diversas regiões de Santa Catarina. Desde o início das operações, em 5 de outubro de 2015, o serviço tem transformado minutos em chances de sobrevivência, com atendimento ágil, preciso e humano em situações de urgência e emergência.
A data foi celebrada em uma solenidade realizada na última segunda-feira (6), no hangar do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar, no Aeroporto de Blumenau. O evento marcou o reconhecimento do trabalho conjunto entre o SAMU e o BOA, com homenagens e reencontros emocionantes entre equipes e pacientes que tiveram suas vidas transformadas por essas missões.
Em dez anos de atuação, os números refletem a importância do trabalho. Foram realizadas 4.603 missões, 3.792 pessoas atendidas, 2.998 horas voadas e 58 órgãos transportados. Entre junho de 2024 e agosto de 2025, também foram feitas 17 transfusões de sangue a bordo, em situações críticas que exigiam resposta imediata.
A equipe — formada por médicos, enfermeiros, pilotos e tripulantes operacionais — atua em perfeita sintonia para garantir assistência rápida e segura, mesmo nos cenários mais desafiadores. “São dez anos de um trabalho gratificante, de famílias inteiras que puderam se reencontrar. É uma história construída com coragem, dedicação e amor ao que se faz”, destacam os coordenadores do Serviço Aeromédico do SAMU, médico Júlio Araújo Zampirolo e enfermeiro Orlando Linhares.
Entre as histórias que marcaram essa trajetória está a do pequeno Gabriel, nascido em 2023, durante uma ocorrência de cesariana perimorte. A mãe sofreu uma parada cardíaca e, em uma corrida contra o tempo, a equipe realizou o parto de emergência. Enquanto a mãe partia, o bebê — também reanimado — sobreviveu.
“Outra ocorrência que vale destacar pela complexidade e desfecho positivo foi de uma criança que sofreu um traumatismo cranioencefálico grave, perdeu parte do cérebro. Devido ao atendimento rápido e eficaz, voltou a andar e falar. Isso é a vida prevalecendo diante da adversidade. E, para nós, profissionais, é o lembrete do porquê cada decolagem, cada missão e cada segundo de entrega valem a pena”, relata Zampirolo.
O Serviço Aeromédico de Blumenau integra a rede estadual de atendimento aéreo e reforça a descentralização e a eficiência no atendimento de urgência e emergência. A operação consolidou-se como referência em atendimento de alta complexidade, ampliando o acesso da população a um socorro rápido, seguro e profundamente humanizado.
Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc