A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nos dias 5 e 6 de agosto, o Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias e Epidermólise Bolhosa, em Criciúma. As inscrições estão abertas, e o objetivo é orientar e capacitar profissionais de saúde que atuam no atendimento a mais de 6 mil pacientes no Estado com essas condições.
O público-alvo são profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam na área) nos hospitais da rede e na atenção primária em saúde nos municípios. O evento também é direcionado a acadêmicos de enfermagem e de medicina, além de profissionais das regionais de saúde. A iniciativa é promovida em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
As inscrições devem ser realizadas no site da Escola do Legislativo, no escola.alesc.sc.gov.br . Demais informações sobre o evento podem ser acessadas no portal oficial. O seminário ocorrerá no auditório da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), localizado na Av. Universitária, 1105 – universitário, Criciúma – SC, 88806-000, no miniauditório do Bloco P.
Condições de saúde
A estomia é uma cirurgia que cria um estoma, um orifício na parede abdominal ou na traqueia, de forma definitiva ou provisória. Essa intervenção tem como objetivo estabelecer um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior para eliminar urina ou fezes, além de auxiliar na respiração ou na alimentação, promovendo maior qualidade de vida ao paciente.
Santa Catarina é o único estado do país que possui insumos padronizados para a reabilitação fonatória e pulmonar. Do total de 10 itens fornecidos aos pacientes, apenas a laringe eletrônica é disponibilizada pelo Ministério da Saúde; os demais são adquiridos com recursos da SES. Atualmente, Santa Catarina conta com 6.092 pacientes cadastrados, sendo 5800 com estomias intestinais e urinárias, e 292 com estomias respiratórias.
A Epidermólise Bolhosa é uma doença genética e hereditária rara, que provoca a formação de bolhas na pele devido a mínimos atritos ou traumas, manifestando-se já no nascimento. Santa Catarina possui o programa "SC Cuidando das Borboletas" para atender esses pacientes, que completou seu primeiro ano de atuação em 26 de fevereiro. O programa oferece atendimento pelo SUS em unidades de referência e disponibiliza os insumos necessários para o tratamento, custeados pelo Governo do Estado, até que sejam padronizados no SUS em todo o território nacional. Santa Catarina foi o primeiro estado do país a criar um programa específico para esse tipo de tratamento.
SERVIÇO
*O que:* Seminário de Capacitação na Atenção à Saúde das Pessoas com Estomias e Epidermólise Bolhosa em Criciúma.
*Quando:* 5 e 6 de agosto de 2025, das 7h30 às 17h30.
*Onde:* Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Av. Universitária, 1105 – universitário, Criciúma – SC, 88806-000, miniauditório do Bloco P.
*Inscrições:* escola.alesc.sc.gov.br
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc